Portugal ganha dois lugares entre países europeus que mais atraem investidores estrangeiros

  • ECO
  • 11 Maio 2023

Portugal foi o segundo país onde o número de projetos de investimento estrangeiro mais aumentou em 2022 (de 24%). Apenas a Roménia teve um aumento mais significativo.

Portugal foi o sexto país mais atrativo da Europa a captar investimento estrangeiro no ano passado. Em 2022, foram anunciados para o país 248 projetos de investimento, mais 24% do que no ano anterior. Portugal ficou à frente de países como Itália, Polónia, Bélgica e Irlanda no inquérito de atratividade elaborado pela consultora EY e que foi divulgado esta quinta-feira.

Apenas a Roménia teve um maior crescimento (+86%) no número de investimentos captados do estrangeiro. “Portugal, destacando-se pela sua resiliência num contexto económico, social e energético bastante desafiante, conseguiu contrariar a tendência de estagnação do IDE na Europa em 2022. Este estudo ilustra a vantagem competitiva do Leste, Centro e Sul da Europa, o que apresenta um cenário com bastante potencial para Portugal, que assim pode continuar a posicionar-se como um destino cada vez mais atrativo no mapa do investimento direto estrangeiro”, sinaliza Miguel Cardoso Pinto, sócio da EY Portugal.

Ao longo de 2022, as empresas em todo o mundo anunciaram 5.962 projetos de investimento na Europa, um aumento de apenas 1% em comparação com os 5.877 projetos em 2021, ano em que se registou um crescimento de 5%. A tabela foi liderada por França, seguida do Reino Unido e da Alemanha.

O inquérito nota que 67% das empresas pesquisadas têm “planos de estabelecer ou expandir operações na Europa no próximo ano”. Empresas químicas e farmacêuticas e da indústria de serviços são as que mais se destacam na procura, segundo o estudo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal ganha dois lugares entre países europeus que mais atraem investidores estrangeiros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião