5 coisas que vão marcar o dia
Portugal e Marrocos em reunião de alto nível. Comissária para a Energia termina visita ao país e o Tribunal de Contas europeu publica relatório sobre BCE.
Esta sexta-feira, Portugal fortalece a sua relação com Marrocos e a comissária para a Energia Kadri Simson termina a sua visita oficial a Portugal e participa no Fórum de Sustentabilidade e Sociedade, com vista a dinamizar o setor energético português. O Tribunal de Contas europeu avalia a eficiência do Banco Central Europeu (BCE), os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE encontram-se para debater questões atuais de política externa e de segurança e o G7 prossegue reuniões de ministros das Finanças e governadores de Bancos Centrais no Japão.
XIV Reunião de Alto Nível Portugal-Marrocos
Presidida pelo primeiro-ministro, António Costa, e pelo chefe do Governo marroquino, Aziz Akhannouch, o encontro visa aprofundar as relações bilaterais, reunindo vários membros dos Governos dos dois países. Centrado nas áreas do conhecimento, coesão social e desenvolvimento económico, o encontro incidirá sobre temas como a interconexão elétrica e a mobilidade laboral. São ainda assinados vários instrumentos jurídicos de reforço do relacionamento bilateral e, no mesmo dia, realiza-se um Fórum Económico. A reunião conta com a participação do ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, do ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro e da secretária de Estado da Conservação da Energia e Clima, Ana Fontoura.
Kadri Simson, comissária para a Energia, termina visita a Portugal
A comissária Europeia responsável pela Energia, Kadri Simson, termina uma visita oficial a Portugal, durante a qual participa no Fórum da Sustentabilidade e Sociedade e mantém encontros com deputados e com vários responsáveis e atores do setor energético português. O programa inclui uma audição conjunta com as comissões parlamentares dos Assuntos Europeus e do Ambiente e Energia da Assembleia da República e uma mesa redonda com representantes do setor energético, organizada pela Agência Nacional de Energia, subordinada ao tema “Mercado interno da energia – a implementação dos objetivos do REPowerEU”.
Tribunal de Contas Europeu publica relatório
O documento “Supervisão do risco de crédito dos bancos pela União Europeia”, da responsabilidade do Tribunal de Contas (TC) avalia a eficiência do Banco Central Europeu (BCE) na sua supervisão dos riscos de crédito nos grandes bancos da União Europeia (UE) e na resolução dos empréstimos problemáticos concedidos por estes bancos no passado.
G7: Prossegue reunião de ministros das Finanças e governadores de Bancos Centrais
O grupo dos sete países considerados mais industrializados, constituído pela Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão (que assegura a presidência em 2023) e Reino Unido e União Europeia junta-se no Japão. A reunião é presidida pelo ministro das Finanças japonês, Shunichi Suzuki, e pelo governador do Banco do Japão, Kazuo Ueda.
Reunião informal de ministros dos Negócios Estrangeiros
Decorre a reunião dos ministros dos Estados-membros da União Europeia (UE) responsáveis pelos Negócios Estrangeiros, no âmbito da Presidência Sueca do Conselho da UE, presidida por Josep Borrell, alto representante para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, e com o ministro dos Negócios Estrangeiros sueco, Tobias Billström, como anfitrião. Os ministros debatem questões atuais de política externa e de segurança; o conflito na Ucrânia e o reforço do diálogo com países terceiros sobre as consequências globais da guerra. Realizam ainda um debate estratégico sobre as relações UE-China. Portugal está representado pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}