Ex-presidente do supervisor dos seguros é o novo vice-presidente da UNA

José Almaça é o novo vice-presidente da UNA Seguros, concretizada que está a injeção de capital de 40 milhões de euros por parte da China Tianying para fortalecer a solvência das seguradoras do grupo.

José Almaça, ex-presidente da ASF, entidade reguladora do setor segurador, vai ser vice-presidente da UNA seguros na sequência da reorganização da administração desta companhia, confirmou a ECOseguros Nuno David, CEO das seguradoras UNA, numa altura em que o grupo acaba de realizar uma operação de aumento de capital no valor de 40 milhões de euros.

Presidente da ASF até 2019, José Almaça regressa aos seguros através dos chineses da CTNY.

A injeção de capital destinou-se a repor níveis mais adequados de solvência depois de, em 2022, a companhia de ramos reais UNA Seguros ter registado prejuízos de 18 milhões de euros, afetando a UNA Vida com uma imparidade de 3,6 milhões de euros.

O reforço de fundos foi feito pela Firion Investments, uma sociedade espanhola detida pela China Tianying (CNTY), grupo estatal chinês em expansão mundial na área das indústrias ambientais, que em 2018 comprou aos franceses do Groupe Assurance Mutuelles Agricole as seguradoras Groupama que esta detinha em Portugal, alterando a sua marca para UNA. Neste momento, a participação da CTNY tem no cimo da cascata a Firion Investments, com sede em Madrid, que detém a totalidade da portuguesa Benefits and Increases, SGPS, que por sua vez controla 100% da UNA Vida, sendo esta detentora a 100% da UNA Seguros.

Presidente a ASF desde 2012 a 2019, foi durante o mandato de José Almaça que aconteceram duas importantes entradas de investidores chineses nos seguros em Portugal: a Fosun no capital da Fidelidade em 2014 e a China Tianying com a aquisição das seguradoras Groupama.

Após ter abandonado o cargo na ASF, José Almaça, que também é professor catedrático da Universidade Autónoma de Lisboa, integrou o conselho de administração do Millennium Private Bank, unidade do banco português na Suíça. E é, desde 2022, presidente do Conselho de Remunerações e Previdência do Millennium bcp, tendo sido proposto para este cargo pela Fosun – que detém quase 30% do capital do banco – e pela angolana Sonangol que controla quase 20% do Millennium bcp.

A UNA Seguros registou um crescimento significativo dos seus negócios, mais que duplicou a sua quota de mercado desde 2019 para 2022, sendo atualmente a 28ª maior seguradora do país e a 14ª dos ramos Não Vida. Com 66 milhões de euros de prémios emitidos no ano passado – uma subida de 37% face a 2021-, é a 7ª maior em multirriscos industrial, a 10ª em acidentes de trabalho, a 11ª em seguros de saúde e a 12ª em automóvel.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ex-presidente do supervisor dos seguros é o novo vice-presidente da UNA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião