Economia europeia é “sobretudo linear”. Mas circularidade captou 122 mil milhões de investimento em 2021

Apesar de algumas melhorias na circularidade, a economia da UE é ainda sobretudo linear. Um dos problemas é que o consumo de materiais mantém-se muito elevado.

A União Europeia ainda tem uma economia muito pouco circular, aponta a Comissão Europeia. No entanto, o investimento privado em setores relevantes para a economia circular atingiu os 121,6 mil milhões de euros em 2021, ou 0,8% do Produto Interno Bruto europeu.

A União Europeia deve continuar os esforços para reduzir o consumo de materiais e geração de resíduos, de forma a atingir uma economia mais circular”, conclui a Diretoria-Geral do Ambiente, num comunicado publicado esta segunda-feira, a propósito da revisão dos critérios de monitorização.

Apesar de a produção na UE mostrar melhorias no que toca à eficiência do uso de recursos, “o consumo de materiais mantém-se muito elevado e é necessário que decresça no futuro”, lê-se na mesma nota, na qual a Comissão reconhece, ao mesmo tempo, que há diferenças significativas entre Estados membros.

A conclusão é que, “apesar de algumas melhorias na circularidade, a economia da UE é ainda sobretudo linear”, já que os materiais secundários têm um peso de apenas 12% na economia.

A pegada de consumo europeia aumentou 4% entre 2010 e 2021. Em 2020, cada europeu foi responsável por 35 quilogramas de lixo relacionado com embalagens de plástico, mais 25% que em 2010. “Grandes esforços são necessários para melhorar a gestão de alguns fluxos de resíduos, em particular os plásticos”, reconhece a Comissão.

A monitorização inclui agora novos indicadores, como a produção de resíduos e a pegada material. Serão também avaliados dentro do mesmo quadro a pegada de consumo, as emissões de gases com efeito de estufa que resultam das atividades produtivas e a autossuficiência da Europa no que diz respeito às matérias-primas críticas.

Os setores da economia circular empregavam 4,3 milhões de pessoas em 2021, mais 11% que em 2015 — e o respetivo valor acrescentado subiu cerca de 27%, para atingir cerca de 299 mil milhões de euros no mesmo ano, indica ainda a Comissão Europeia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economia europeia é “sobretudo linear”. Mas circularidade captou 122 mil milhões de investimento em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião