Portugueses amortizaram 2,6 mil milhões no crédito da casa até março

  • ECO
  • 17 Maio 2023

Nos primeiros três meses do ano, as amortizações antecipadas pelas famílias dispararam 70% face ao mesmo período de 2022, num total de 2,6 mil milhões de euros.

O total de crédito à habitação concedido às famílias portuguesas encolheu no primeiro trimestre e, para tal, contribuiu bastante a amortização antecipada por parte das famílias. Estas dispararam 70% em comparação com o mesmo trimestre de 2022, atingindo 2,6 mil milhões de euros, avançou o Banco de Portugal ao Dinheiro Vivo.

O jornal nota que o supervisor tinha referido no Relatório de Estabilidade Financeira que as amortizações antecipadas eram responsáveis pela redução do montante total de empréstimos concedidos pelos bancos às famílias para a compra de casa, mas não tinha revelado valores absolutos. No final do ano passado, o stock era de 100,3 mil milhões; no final de março, a carteira consolidada passou a 97,9 mil milhões.

Além da subida das taxas de juro (90% do crédito estava indexado às taxas Euribor), o fenómeno também é explicado pela entrada em vigor em novembro passado de um decreto-lei que permite às famílias amortizar o crédito antecipadamente, sem pagar quaisquer impostos ou comissões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugueses amortizaram 2,6 mil milhões no crédito da casa até março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião