Sporting SAD constituída arguida

  • ECO
  • 17 Maio 2023

A SAD do Sporting confirmou, em comunicado, a "realização de buscas" da Autoridade Tributária aos seus escritórios.

A SAD do Sporting confirmou ter sido constituída arguida esta quarta-feira, após a realização de buscas aos seus escritórios pela Autoridade Tributária (AT). Em causa está uma operação que também envolveu buscas às instalações do Benfica e do Porto, no âmbito de um esquema de fraude envolvendo transferências de jogadores de futebol.

“A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD confirma a realização de buscas aos seus escritórios por parte da Autoridade Tributária”, lê-se no comunicado enviado às redações, no qual confirma também que “foi constituída arguida no âmbito do mesmo processo, que incide sobre diversos contratos e transferências de jogadores de futebol, ocorridos no período compreendido entre 2015 e 2017“.

A SAD do clube de Alvalade diz-se “convicta” que o processo “não terá impactos relevantes” para a sociedade desportiva, visto que “a sua atividade, e em particular as transferências e contratos de jogadores, é auditada pelas entidades competentes, no estrito cumprimento da lei”.

Na manhã desta quarta-feira, a AT confirmou as buscas, por suspeitas de fraude e fraude qualificada, envolvendo 67 mandados de busca, três dos quais a SAD e 28 a escritórios de advogados, empresas de contabilidade e empresas de agentes de desportivos.

“Os factos sob investigação e que motivaram a instauração dos processos em causa tiveram origem em diversos procedimentos de inspeção levados a cabo desde o ano 2019, pela Unidade dos Grandes Contribuintes, no âmbito do acompanhamento tributário ao Setor das Sociedades Anónimas Desportivas, concretamente tendo por base a análise de negócios relacionados com o universo do futebol profissional”, explicou a AT.

(Notícia atualizada às 20h09)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sporting SAD constituída arguida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião