Presidente da Fed avisa que reduzir a inflação “levará tempo”

  • Lusa
  • 19 Maio 2023

Powell reconhece que "as tensões na banca", com o colapso de alguns bancos, "possivelmente levaram a que a taxa (de referência) não necessite de aumentar tanto como seria necessário".

O presidente da Reserva Federal (Fed), Jerome Powell, reiterou esta sexta-feira que o banco central norte-americano continua comprometido em baixar a inflação para 2% e afirmou que os dados económicos indicam que isso levará tempo.

Até agora, os dados continuam a apoiar a opinião do comité [de política monetária] de que reduzir a inflação levará tempo”, afirmou Powell, num evento público em Washington.

No entanto, Powell reconheceu que “as tensões na banca” que surgiram no início de março, com o colapso de alguns bancos, “possivelmente levaram a que a taxa (de referência) não necessite de aumentar tanto como seria necessário” se não houvesse a crise. “Claro que o alcance disso é muito incerto”, acrescentou.

O presidente da Fed reiterou que o comité está fortemente empenhado em fazer a inflação regressar à meta de 2%. “Acreditamos que não reduzir a inflação não só prolongaria a dor, como aumentaria, em última instância, os custos sociais de voltar à estabilidade de preços, o que causaria danos ainda maiores às famílias e empresas”, adiantou.

Powell não deu pistas sobre se na próxima reunião da Fed, em meados de junho, continuará a subida das taxas de juro ou se haverá uma pausa. Em abril, a taxa de inflação voltou a baixar nos Estados Unidos, situando-se em 4,9%, menos uma décima em relação ao mês anterior.

No início de maio, a Fed decidiu subir a sua taxa de juro em 25 pontos base, colocando-a entre 5% e 5,25%.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente da Fed avisa que reduzir a inflação “levará tempo”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião