Herdeiros de Certificados de Aforro perderam 50 milhões para o Estado numa década

  • ECO
  • 21 Maio 2023

Legislação determina que os Certificados de Aforro que não são reclamados pelos herdeiros revertam para o Estado ao fim de dez anos. Entre 2012 e 2022, foram cerca de 50 milhões de euros.

Os Certificados de Aforro que não sejam reclamados pelos herdeiros ao fim de uma década passam para a posse do Estado. Entre 2012 e 2022, o montante que reverteu para o Fundo de Regularização da Dívida Pública soma já cerca de 50 milhões de euros, noticia o Público.

Vários casos têm ido parar a tribunal. O jornal refere que num desses casos a magistrada apontou que a maioria das decisões têm ido no sentido de o prazo começar a ser contado a partir do momento em que os herdeiros têm conhecimento da existência dos certificados, mas não há um acórdão de uniformização de jurisprudência.

O IGCP alega que quem reclama os certificados mais de uma década depois é negligente e pode ter ficado propositadamente à espera por razões fiscais. Em 2012, o IGCP fez um protocolo com o Instituto dos Registos e Notariado (IRN) que lhe passou a permitir saber quando morrem os aforristas, por forma a poder contactar com eventuais herdeiros, refere ainda o Público.

Os Certificados de Aforro tornaram-se nos últimos meses uma opção de poupança muito popular devido à subida das taxas de juro. O stock aumentou 3.549 milhões de euros em março, um aumento de 14,1% face a fevereiro, totalizando já 28,6 mil milhões de euros, um valor recorde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Herdeiros de Certificados de Aforro perderam 50 milhões para o Estado numa década

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião