Filhas de Queiroz Pereira dividem herança e livram-se de OPA à Semapa e Navigator

Filipa, Mafalda e Lua Queiroz Pereira procederam à divisão da herança e a CMVM dispensou-as de terem de lançar ofertas públicas de aquisição (OPA) sobre a Semapa e a Navigator.

As filhas de Pedro Queiroz Pereira – Filipa, Mafalda e Lua – foram dispensadas pelo regulador da bolsa do dever de lançamento de ofertas públicas de aquisição (OPA) sobre a Semapa e Navigator.

As três irmãs pediram à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a derrogação do dever de OPA, depois de terem avançado com a divisão da herança e de terem celebrado acordos parassociais nas sociedades Sodim e Vértice, com a primeira a deter participações de controlo nas duas cotadas do PSI: 83,22% na Semapa e 69,67% na Navigator.

À luz das regras da bolsa, esta situação obrigaria ao lançamento de ofertas para adquirirem a totalidade das ações da Semapa e Navigator, na medida em que Filipa, Mafalda e Lua ultrapassaram as fasquias de um terço e de metade dos direitos de votos correspondentes ao capital social daquelas sociedades.

Porém, desde o ano passado que o Código de Valores Mobiliários passou a prever a dispensa do dever de lançamento de OPA obrigatória “quando a aquisição de valores mobiliários resulte da herança ou legado e desde que os estatutos da sociedade prevejam as situações transmissivas relevantes para este efeito”, lembra a CMVM na sua decisão que surge anexada nos comunicados enviados pela Semapa e Navigator ao mercado ao início da noite desta segunda-feira.

Os estatutos de ambas as cotadas assim o permitem, acrescenta o supervisor, razão pela qual aceitou o pedido das três irmãs Queiroz Pereira, mas determinando a divulgação ao mercado da aquisição de participações qualificadas na Semapa e Navigator assim que procedessem à divisão da herança, e ainda do conteúdo dos acordos parassociais na Sodim e Vértice.

A Navigator fechou esta segunda-feira a valer 3,43 euros por ação, apresentando um valor de mercado de 2,44 mil milhões de euros. A Semapa cota nos 13,98 euros por ação e regista uma capitalização bolsista de 1,14 mil milhões.

(Notícia atualizada às 20h59 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Filhas de Queiroz Pereira dividem herança e livram-se de OPA à Semapa e Navigator

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião