Aliança climática das seguradoras atravessa tempestade

  • ECO Seguros
  • 23 Maio 2023

Um líder do setor atrás do outro abandona a NZIA, mais importante aliança climática dos seguros. Agora também a Swiss Re. Saiba o que leva a esta debandada e quem são os opositores.

Mais um revés para a Net-Zero Insurance Alliance (NZIA): com a Swiss Re, mais um membro fundador abandona a mais importante aliança climática das seguradoras. Em geral, as saídas da associação estão a acelerar. A segunda maior resseguradora do mundo é já o quarto maior grupo segurador a abandonar a aliança este ano.

A NZIA é uma subunidade da Glasgow Financial Alliance for Net Zero (GFANZ), que foi fundada em 2021. Na época, o presidente executivo da Swiss Re, Christian Mumenthaler, disse que a cofundação da Aliança era uma oportunidade de trabalhar com outras resseguradoras e seguradoras para “desenvolver ainda mais seu compromisso com a transição para uma economia de baixo carbono por meio de sua experiência em subscrição“. A NZIA era um “próximo passo importante na corrida para o carbono zero”.

O êxodo

Mas a euforia inicial parece ter-se desvanecido. Grandes nomes do setor dos seguros e dos resseguros abandonaram agora a aliança. Antes da Swiss Re, a concorrente alemã Munich Re deixou a Allianz no final de março, seguida da suíça Zurich e da alemã Hannover Re, em abril.

Alguns dos gigantes do setor dos seguros justificaram a sua saída com a preocupação de poderem surgir problemas antitrust se o mercado avançar com a sua agenda de zero emissões líquidas. Isto acontece especialmente num contexto em que as iniciativas ESG nos EUA. estão a tornar-se mais fortes.

Ainda em missão?

A Swiss Re garantiu à agência Bloomberg que a saída não significa um menor empenho na política climática. A estratégia de sustentabilidade mantém-se inalterada.

Outras resseguradoras também afirmaram que a saída da aliança não alteraria a sua missão de lutar por práticas sustentáveis e por um mundo ‘net-zero’. A Zurich, por exemplo afirmou: “continuamos totalmente empenhados nos nossos objetivos de sustentabilidade e em apoiar a transformação para um mundo de emissões líquidas nulas”, afirmou a maior seguradora suíça.

Vários argumentos

Embora a Hannover Re não tenha apresentado mais razões para a sua retirada da NZIA, a Munich Re tinha anteriormente citado preocupações antitrust como um obstáculo aos seus objetivos de descarbonização. A Zurich afirmou no seu comunicado de saída que pretendia concentrar os seus recursos no apoio aos seus clientes na transformação.

O êxodo dos gigantes do setor não é, no entanto, uma surpresa total, especialmente porque a situação mudou. A pressão sobre os membros da NZIA aumentou drasticamente. Um grupo de procuradores-gerais republicanos dos EUA está a investigar as companhias de seguros pelo seu envolvimento numa alegada “agenda climática ativista”.

Numa carta enviada em meados de maio, 22 procuradores-gerais dos E.U.A. solicitaram às empresas membros da NZIA que documentassem os seus compromissos ESG. O mesmo grupo de procuradores-gerais republicanos enviou recentemente pedidos semelhantes a vários gestores de ativos e às empresas de consultoria ISS e Glass Lewis. Os pedidos fazem parte de uma investigação contra a utilização de critérios ESG em investimentos.

Numa audição na Câmara dos Representantes dos EUA, em que dois dos procuradores-gerais testemunharam, os republicanos descreveram esses compromissos como parte de uma “cabala” de elites globais que ameaçam a democracia e a segurança nacional.

Ao investigarem a legalidade dos objetivos de emissões líquidas nulas para as seguradoras, os procuradores-gerais afirmaram, na sua recente carta, que a pressão exercida sobre os clientes das seguradoras para reduzirem as emissões conduziu a prémios mais elevados, ao aumento dos preços do gás e a uma inflação recorde.

A aliança mantém-se?

A NZIA não tem membros nos EUA. Após a saída da Swiss Re, permanecem no grupo cerca de 27 empresas, incluindo líderes do setor dos seguros como a Allianz, a Aviva e a Axa.

Resta saber se a Allianz pode ser mantida com um número cada vez menor de membros. Independentemente da NZIA, é provável que todas as seguradoras continuem a promover os seus próprios objetivos de sustentabilidade. A Swiss Re também continua a ser membro da Net Zero Asset Owner Alliance, outro subgrupo da GFANZ.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aliança climática das seguradoras atravessa tempestade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião