Carta aberta com 25 signatários defende manutenção pública da TAP

Carta com 25 assinaturas de personalidades do PS, da esquerda e da sociedade civil defende a "recusa da privatização integral da TAP" e a manutenção do hub em território nacional.

A TAP continua a estar no centro das atenções e surge agora uma nova manifestação pública pela defesa da manutenção do controlo público da TAP. Trata-se de uma carta aberta, assinada por 25 personalidades como António Correia de Campos, Eduardo Paz Ferreira e Ricardo Paes Mamede, que considera que a companhia aérea não é um “ativo tóxico”, mas sim “um trunfo económico ao serviço do país”.

Este conjunto de personalidades, maioritariamente ligadas à esquerda, defende, num texto divulgado no Público (aceso pago) esta terça-feira, que “uma TAP, controlada por capitais públicos e bem gerida, à semelhança da Caixa Geral de Depósitos, poderá gerar dividendos para os contribuintes”. Consideram ainda que “a privatização só serviria interesses ocultos e não o interesse nacional”.

Depois de enumerar um conjunto de números que mostram o contributo da companhia aérea para a economia, apontam que se o Estado não tivesse investido a TAP ia à falência e argumentam também que “o tempo provou que a privatização ilegal da TAP, pelo Governo de gestão do PSD-CDS, em 2015, entregando a empresa a quem não tinha a capacidade financeira necessária, foi ruinosa para os contribuintes e para a economia nacional”.

Na carta são ainda feitas críticas a outras privatizações e é destacado o exemplo da CGD como caso de sucesso de controlo público. Finalmente, após todos os argumentos terminam com seis medidas que defendem para a companhia aérea, começando com a “manutenção do controlo estratégico da TAP, de modo a assegurar o interesse nacional e garantir a soberania estratégica do Estado português”.

Defendem ainda propostas como a “recusa da privatização integral da TAP, sem prejuízo da eventual abertura do capital minoritário a investidores”, a “manutenção do hub em território nacional e defesa dos postos de trabalho”, o “reforço substancial da cobertura de todo o território nacional, nomeadamente no Porto, Faro, Açores e Madeira” e o contributo “para a melhor relação com a diáspora” e países da CPLP.

O texto é assinado por 25 personalidades, algumas delas comuns ao movimento “Não TAP os olhos”, lançado no final de 2014, como o próprio impulsionador, o cineasta António-Pedro Vasconcelos e também Ricardo Monteiro.

Contempla também figuras do PS como Ana Gomes e os antigos governantes António Correia de Campos, Miguel Prata Roque e Ricardo Sá Fernandes. Destacam-se ainda personalidades da esquerda como Fernando Rosas, Francisco Louçã e Daniel Oliveira. Entre as 25 assinaturas encontram-se ainda pessoas como a escritora Anabela Mota Ribeiro, o professor e advogado Eduardo Paz Ferreira e o economista Ricardo Paes Mamede.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Carta aberta com 25 signatários defende manutenção pública da TAP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião