Bruxelas quer fim de vistos gold e de atribuição de nacionalidade a russos

  • ECO
  • 23 Maio 2023

"Temos visto tantos problemas com algumas pessoas russas, e algumas que estão na lista de sanções, que tentamos parar isso”, salientou o comissário europeu para a Justiça.

O Comissário europeu para a Justiça, Didier Reynders, defende que há ainda “questões a resolver” sobre a atribuição de nacionalidade portuguesa e a atribuição de vistos gold aos russos, adiantando que estas matérias estão em discussão, em entrevista ao Diário de Notícias (acesso pago).

“Sei que há algumas razões do passado para este tipo de acesso à nacionalidade, mas temos visto tantos problemas com algumas pessoas russas, e algumas que estão na lista de sanções, que tentamos parar isso”, salientou, numa referência à nacionalização de descendentes de judeus sefarditas. Além da nacionalidade, o acesso aos vistos gold é também visto como um problema, com o comissário a adiantar que continuarão a “discutir a possibilidade de parar o processo”.

Apesar destes alertas, Didier Reynders destaca que foi possível, “com o apoio de Portugal” numa discussão no Conselho da Europa, alargar a lista dos crimes de guerra e assim “ir à justiça confiscar os ativos” russos. O comissário aponta que, neste âmbito, Portugal “congelou 25 milhões de euros de ativos russos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas quer fim de vistos gold e de atribuição de nacionalidade a russos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião