Alexandra Reis fica com 131 mil euros da indemnização da TAP

  • ECO
  • 24 Maio 2023

Ex-secretária de Estado do Tesouro terá de devolver cerca de 214 mil euros à companhia aérea, o que corresponde a 42,8% da indemnização de 500 mil euros que recebeu.

Alexandra Reis terá de devolver à TAP 214 mil euros da indemnização de 500 mil euros que recebeu em fevereiro do ano passado pela cessação de funções como administradora da companhia aérea, avança o Correio da Manhã (acesso pago). A ex-secretária de Estado do Tesouro ficará com 131.750 euros, dos quais 56.500 correspondem à cessação do contrato laboral e 72.250 euros são relativos a férias vincendas e não gozadas.

O valor que Alexandra Reis tem de devolver à TAP, que equivale a 42,8% do total da indemnização, corresponde ao montante líquido de impostos que recebeu pela compensação como administradora, uma parte por férias vincendas e não gozadas e aos seguros de que usufruiu após ter saído da companhia. A auditoria da Inspeção-Geral de Finanças (IGF) concluiu que a ex-governante tem de devolver 450.110 euros brutos, “sem prejuízo do direito ao abono dos dias de férias não gozados” na qualidade de administradora.

Nesse valor estão incluídas a compensação como administradora e as férias vencidas e não gozadas (443.500 euros brutos) e seguros (6.610 euros). Dos 443.500 euros, foi retido na fonte em sede de IRS à taxa de 43,6%, segundo o recibo de vencimento da gestora que consta nos anexos à auditoria da IGF, o valor de 193.366 euros. Após o pagamento do IRS, Alexandra Reis recebeu 250.134 euros líquidos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alexandra Reis fica com 131 mil euros da indemnização da TAP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião