Combustíveis voltam a aumentar esta semana. Gasolina e gasóleo sobem 2,5 cêntimos

Esta semana, quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,464 euros por litro no gasóleo simples e 1,679 euros por litro na gasolina simples 95.

Os combustíveis aumentam pela terceira semana consecutiva. Fonte do mercado avançou ao ECO que tanto o litro de gasolina como de gasóleo, o combustível mais usado em Portugal, vão aumentar 2,5 cêntimos esta semana.

A partir desta segunda-feira, quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,464 euros por litro no gasóleo simples e 1,679 euros por litro na gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Estes preços já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras e a revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento do preço dos combustíveis. Até ao final deste mês, “a redução da carga fiscal passará a ser de 30 cêntimos por litro de gasóleo e de 31,6 cêntimos por litro de gasolina em maio”. Ou seja, uma redução de 2,8 cêntimos no caso do gasóleo e de 2,4 cêntimos na gasolina.

Os preços podem ainda sofrer alterações para ter em conta o fecho das cotações do petróleo brent esta sexta-feira e o comportamento do mercado cambial. Mas também porque os preços finais resultam da média dos valores praticados por todas as gasolineiras. E é de recordar que os preços cobrados ao consumidor final podem variar consoante o posto de abastecimento.

Este novo agravamento dos preços dos combustíveis surge depois de uma subida de 1,4 cêntimos no gasóleo e de 1,7 cêntimos na gasolina esta semana. Subidas inferior à expectativa do mercado no caso do gasóleo, mas superior no caso da gasolina, já que apontava para uma subida de 1,5 cêntimos em ambos os combustíveis.

Os preços do brent sobem ligeiramente (0,35%) esta sexta-feira para os 76,53 dólares por barril, mas caminham para uma a segunda subida semanal consecutiva, com os investidores a avaliarem os sinais contraditórios sobre a oferta da Rússia e da Arábia Saudita, antes da próxima reunião da OPEP+.

Evolução do preço do Brent em Londres

(Notícia atualizada com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Combustíveis voltam a aumentar esta semana. Gasolina e gasóleo sobem 2,5 cêntimos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião