Deco Proteste recomenda cobertura de sismos no seguro Habitação

  • ECO Seguros
  • 28 Maio 2023

A Deco Proteste defende que a cobertura de sismos deve ser obrigatória nas apólices Multirriscos Habitação e que o fundo contra riscos sísmicos deve avançar.

A Deco Proteste considera “crucial a existência de um sistema de cobertura das perdas decorrentes de abalos sísmicos”. A organização portuguesa de defesa dos consumidores defende, em comunicado, “a necessidade de ser criado um fundo contra riscos sísmicos e a obrigatoriedade da cobertura destes fenómenos nos seguros Multirriscos Habitação”.

“Quanto maior for a probabilidade de ocorrer um sismo na região onde se localiza a casa, mais caro se torna o seguro, mas, naturalmente, também mais necessário”, esclarece Rita Rodrigues, Diretora de Comunicação e Relações Institucionais da Deco Proteste.

A organização aponta que “apesar de estar formalmente em discussão desde 2010, [a criação do fundo] continua sem avançar”.

“Em relação à cobertura de sismos nas apólices Multirriscos Habitação, neste momento, é uma opção facultativa e que encarece o prémio. Porém, é o que garante o pagamento de danos na sequência de tremores de terra, erupções vulcânicas ou maremotos”, recorda Rita Rodrigues, Diretora de Comunicação e Relações Institucionais da Deco Proteste.

A associação defende que há que tornar obrigatória a cobertura de fenómenos sísmicos e criar um sistema de mutualização do risco, em que todos – consumidores, seguradoras e Estado – participem, em articulação com um fundo destinado à acumulação e à capitalização de meios para mobilizar em caso de catástrofe.

“Quanto maior for a probabilidade de ocorrer um sismo na região onde se localiza a casa, mais caro se torna o seguro, mas, naturalmente, também mais necessário”, esclarece Rita Rodrigues.

A Deco Proteste alerta que, no caso de imóveis antigos ou em zonas de risco elevado, como o Algarve ou os Açores, poderá ser difícil contratar a cobertura.

A organização portuguesa de defesa dos consumidores intervém em cerca de 20 grandes áreas da vida dos consumidores através de estudos, testes, análises de produtos e serviços, pareceres técnicos de especialidade e ações reivindicativas. O objetivo é criar consumidores mais informados e, por isso, mais exigentes e proativos na defesa dos seus direitos. A marca integra o grupo internacional ‘Euroconsumers’, que reúne organizações de defesa dos consumidores de Espanha, Itália, Bélgica e Brasil.

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