Quais são as tecnologias em que as grandes seguradoras estão a apostar

A Cleva Inetum reuniu o topo dos seguradores e dos tecnólogos em Portugal para discutir, demonstrar as suas inovações e perceber quais as tecnologias que a indústria anda à procura.

Inteligência artificial (IA) e ChatGPT são alguns dos temas tecnológicos que estão a emergir na indústria seguradora. A Cleva Inetum, software house que tem clientes que totalizam 70% do volume de prémios do ramo Vida em Portugal, que também conta com seguradoras do ramo Não Vida, reuniu no Porto técnicos e gestores de tecnologia de significativas companhias que estão à frente dos mercados em que operam.

Decisores tecnológicos disseram o que queriam: Manuel Pinto, Head of IT da Tranquilidade/Generali, Mário Saraiva, Head of IT Delivery & Operations da Fidelidade, Alvar Martin Boti, COO da BPI Vida e Pensões e Luís Cervantes, presidente da Caravela.

O que as seguradoras querem para o seu futuro foi a preocupação que gerou o debate que reuniu Luís Cervantes, presidente da Caravela, gestor de formação à frente de uma seguradora Não Vida, independente de grandes grupos, que há anos cresce negócio consistentemente a dois dígitos, e três decisores tecnológicos de seguradoras que precisam de estar na linha da frente em tecnologia: Alvar Martin Boti, COO da BPI Vida e Pensões, Manuel Pinto, Head of IT da Tranquilidade/Generali e Mário Saraiva, Head of IT Delivery & Operations da Fidelidade.

Para a Caravela, as linhas do futuro estão focadas nos clientes. Refere a IoT (Internet of Things), capaz de gerar dados que tornam mais precisa e rápida a subscrição automóvel e habitação e as possibilidades de rejuvenescimento das bases de dados. Estas precisarão de big data analytics para extrair o seu potencial e “não será apenas um departamento a encarregar-se da análise. Na empresa todos serão analistas”, prevê.

A COO Helena Leite inaugurou a Cleva Product Week, três dias de trabalho e debate nas instalações da empresa no Porto.

Para Alvar Martin Boti, catalão que há 4 anos veio viver em Portugal para ser COO da BPI Vida e Pensões, o foco estará em ferramentas para superagentes, uma plataforma que permitirá a um mediador – apesar de no caso da seguradora da VidaCaixa os mediadores resultarem de bancassurance – terem acesso a toda a informação relevante para poderem fechar um negócio. Alvar Martin destaca ainda que aposta na simplificação no processo de subscrição de um contrato com análise de risco fácil de obter. Aponta ainda para a resposta a inovações, exemplificando com a obtenção de um pricing variável conseguido em tempo real.

“As plataformas ‘My Fidelidade’, ‘Vitality’ ou a app ‘Fidelidade Drive’, são já realidades da maior seguradora portuguesa, afirma Mário Saraiva, Head of IT Delivery & Operations do grupo. Também o desenvolvimento da interoperacionalidade tecnológica o ocupa, tal como a forma como evoluem os players no setor da saúde e chama a atenção para a dívida tecnológica, ou seja, quando se opta por uma solução por ser mais imediata em lugar de uma abordagem melhor e mais aprimorada, criando, a partir daí, uma dívida crescente que torna mais difícil migrar para a melhor solução. No futuro mais longínquo prevê dificuldades em realizar peritagens em ambiente metaverso e não augura longevidade para a profissão de developer.

O Chat GPT é também uma ferramenta a que está muito atento Manuel Pinto, Head of IT da Tranquilidade/Generali, seguradora que tem na sua atual casa-mãe uma fonte de inovação tecnológica para todo o mundo. Foca a IA como meio de análise para otimização de preços. Salienta ainda a base de uma distribuição inteligente de tarefas nos departamentos da companhia e na computervision de danos para gestão de sinistros. Para Manuel Pinto, o desafio está na interoperacionalidade entre tecnologias, mas destaca que, num futuro próximo, estará atento à robotização com recurso a OCR/ICR, a uma Cloud robusta e ao ChatGPT.

Cleva Labs: a empresa abre as portas

Recebidos por Helena Leite, COO da Cleva Inetum, estiveram no Porto especialistas tecnológicos das principais seguradoras. No primeiro dia, Pedro Temudo, Head of IT Abanca Seguros Generales descreveu o lançamento e crescimento de uma nova seguradora, enquanto o estado da arte da IA e do ChatGPT foram explanados por João Gabriel Ribeiro, cofundador da Shifter.

Paulo Ferreira, Product Director e Manuel Ribeiro, Product Manager da Cleva Inetum foram, em várias sessões, apresentando as novidades para 2023. A Cleva decidiu abrir as portas aos técnicos com quem costuma colaborar nas empresas clientes. Chamou Cleva Labs a essas sessões e, em ambiente de trabalho direto trataram, entre outros temas, software para ligar a mediadores, segurança do software, testes automáticos e agilidade no setor das operações.

Correção às 11h de dia 29 de maio: Por lapso tinham sido trocadas declarações de Mário Saraiva e Manuel Pinto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quais são as tecnologias em que as grandes seguradoras estão a apostar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião