Coface começa ano com resultados líquidos de 61,2 milhões

  • ECO Seguros
  • 30 Maio 2023

Um aumento de 17% em relação aos 52,3 milhões de euros que a seguradora de crédito registou no mesmo período em 2022.

A seguradora de crédito Coface registou um forte início de ano com lucros líquidos de 61,2 milhões de euros no primeiro trimestre de 2023. O valor representa um aumento de 17% em relação ao valor do lucro líquido de 52,3 milhões de euros que a Coface relatou no primeiro trimestre de 2022.

“A Coface manteve a sua tendência de crescimento com um aumento de 11,4% no volume de negócios e uma taxa recorde de retenção de clientes”, disse Xavier Durand, diretor executivo da Coface.

O lucro operacional do trimestre foi de 90 milhões, um aumento de 11,4% em comparação com os 80,8 milhões de euros do ano passado.

Ao mesmo tempo, a seguradora registou 395,3 milhões de euros em prémios brutos ganhos para o primeiro trimestre, uma melhoria substancial em comparação com 359,2 milhões de euros do segundo trimestre de 2012.

Por outro lado, a seguradora de crédito também registou um volume de negócios consolidado de 475,1 milhões de euros, um aumento de 11,4% em perímetro constante e FX em comparação com o T2.

O volume de negócios de seguros (incluindo cauções e risco único) aumentou +10.9% a perímetro constante e em FX. A Coface observou que o crescimento beneficiou de um aumento acentuado na atividade dos clientes, bem como de um nível de retenção recorde de 95,7%, um aumento de +0,9% em comparação com o T2.

O rácio combinado da Coface, líquido de resseguro, situou-se em 66,2% no trimestre, uma melhoria de 1,8 pontos em termos anuais e 7,2 pontos em comparação com o trimestre do ano anterior.

O rácio de perdas brutas situou-se em 40,7%, um aumento de 9,2 pontos percentuais em relação ao ano anterior. A Coface observou que este valor reflete um aumento da frequência de sinistros desde o primeiro semestre de 2011, com o número de sinistros próximo dos níveis pré pandémicos, e o retorno de sinistros relativamente elevados, que, no entanto, permanecem abaixo da média. A libertação de reservas permanece elevada.

Xavier Durand, diretor executivo da Coface, comentou: “a Coface manteve a sua tendência de crescimento com um aumento de 11,4% no volume de negócios e uma taxa recorde de retenção de clientes. Outras atividades, incluindo receitas de serviços (vendas de informação, cobrança de dívidas e receitas de taxas e comissões) continuaram a crescer a dois dígitos, provando mais uma vez a solidez do modelo de negócio da Coface”.

O executivo acrescentou: “embora tenha ajudado a moderar a inflação, o aperto monetário em curso pelos principais bancos centrais também revelou fraquezas num sistema financeiro que se tinha habituado a taxas muito baixas. Os receios decorrentes das falências dos bancos regionais dos E.U.A. provavelmente levarão a uma redução geral na oferta de crédito corporativo”, explicou Durand.

“O primeiro trimestre de 2023 é também o primeiro em que foram aplicadas as normas contabilísticas IFRS 17 e IFRS 9. Essas normas não causaram grandes alterações na avaliação do desempenho financeiro da Coface, que permanece forte. Sob este novo quadro contabilístico, a Coface registou um aumento de 17% no rendimento líquido para 61,2 milhões de euros e um rácio combinado líquido de 66,3% para um retorno anualizado sobre o capital tangível de 13,6%, acima dos objetivos de meio do ciclo”, disse o diretor da Coface.

“Por último, na sequência da assembleia geral de 16 de maio, foi pago um dividendo de 1,52 euros por ação (que corresponde a 80% dos nossos ganhos de 2022) em 24 de maio de 2023″, concluiu o líder.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Coface começa ano com resultados líquidos de 61,2 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião