Costa faz viagem virtual aos centros da Accenture

  • ECO
  • 30 Maio 2023

A Accenture tem vários centros de inovação, nomeadamente em Braga, Aveiro, Coimbra e Matosinhos. A partir de Lisboa, o primeiro-ministro ficou a conhecer a operação da consultora.

Passavam poucos minutos das 10h30 da manhã quando António Costa entrou na nova sede da Accenture em Portugal, situada na zona de Santos em Lisboa (por estes dias um estaleiro por causa das obras do metro), para fazer uma visita virtual aos vários centros de consultora em Portugal a partir de ligações em videoconferência. O primeiro-ministro fez uma volta de pouco mais de meia hora e, nesse circuito, fez ligações a centros como o de Braga, Aveiro, Coimbra e Matosinhos. Com mais de 5 500 colaboradores em Portugal, é já um dos maiores empregadores a nível nacional, a maior parte dos quais com licenciatura ou grau académico superior.

A Accenture está em Portugal há mais de 30 anos e tem hoje uma amplitude de atividades que vão da tecnologia associada ao entretenimento, inovação e criatividade. Para vender em Portugal e no mercado internacional, facto, aliás, sublinhado por António Costa na intervenção que fez na cerimónia de inauguração daquela sede. Ressalvando que não desvaloriza o contributo económico do turismo, António Costa realçou que “o que tem crescido mais nas exportações tem sido mesmo a exportação de bens, um crescimento muito superior ao crescimento da exportação de serviços (…) E, dentro dos serviços, os outros serviços, como os da Accenture, têm crescido mais do que tem sido o crescimento do turismo“, acrescentou.

No decorrer da visita, o primeiro-ministro experienciou algumas das tecnologias mais relevantes e disruptivas para o futuro das organizações, como é o caso do metaverso e efeitos especiais. A par da operação em Lisboa, a Accenture tem apostado em várias outras geografias do País, contando assim com Centros Tecnológicos em Braga e, mais recentemente, na cidade de Coimbra. Por outro lado, o crescimento da Cloud tem motivado uma aposta em competências diferenciadas que resultaram na criação do Cloud Security Center of Excellence, sediado em Matosinhos, e que se apresenta como o primeiro centro europeu da Accenture dedicado a serviços de cibersegurança na Cloud, exportando soluções de segurança da informação para clientes nos cinco continentes.

Segundo José Gonçalves, presidente da Accenture em Portugal, “o desenvolvimento económico do País é sustentado pela transformação digital das empresas, a qual depende de uma oferta de serviços cada vez mais transversal e, por sua vez, de talento altamente qualificado. Acreditamos que a estratégia de descentralização das nossas operações tem permitido captar e reter profissionais especializados, capazes de responder à necessária evolução do mercado português e internacional”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa faz viagem virtual aos centros da Accenture

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião