Rússia acusa Kiev de ataque com drones contra Moscovo, que classifica como ação “terrorista”

Ministério da Defesa da Rússia acusou Kiev de ter lançado ataque com aparelhos aéreos não tripulados perto da capital, numa operação que classificou como ação "terrorista".

O Ministério da Defesa da Rússia acusou Kiev de ter lançado esta terça-feira um ataque com aparelhos aéreos não tripulados (drones) contra a zona de Moscovo numa operação que classificou como ação “terrorista”.

Poucos minutos antes, o autarca da capital russa, Serguei Sobianin, através de um comunicado, tinha dito que “um ataque com drones” contra Moscovo teria provocado “danos ligeiros” em vários edifícios “sem provocar feridos graves”. “Cerca de 25 drones foram projetados contra Moscovo (…). Um deles levava artefactos explosivos que não detonaram”, indicou, especificando depois que “apenas duas pessoas receberam tratamento médico em ambulatório”.

“Não se detetaram drones na zona do aeroporto. O aeroporto de Domodevo opera com normalidade. As partidas e as chegadas decorrem conforme o horário“, disse o gabinete de imprensa da segunda maior estrutura aeroportuária da capital russa.

Este alegado ataque com drones contra Moscovo ainda não foi verificado por entidades independentes. A confirmar-se, pode tratar-se do ataque mais grave contra Moscovo desde o dia 2 de maio, dia em que as autoridades russas acusaram Kiev de um suposto ataque com aparelhos não tripulados contra o edifício do Kremlin, sede da Presidência da Rússia.

Ainda de acordo com Sobianin, “por razões de segurança”, os serviços de emergência evacuaram de manhã os edifícios junto a um prédio que terá sido atingido por um drone. “Imediatamente após os trabalhos dos serviços especiais os residentes podem regressar aos apartamentos”, afirmou o autarca. O governador da região de Moscovo, Andrei Vorobiov, disse que “hoje de manhã” os residentes da província (Moscovo) ouviram o som de explosões “devido à ação das defesas aéreas”. “Vários drones foram abatidos quando se aproximaram de Moscovo”, referiu.

Kiev ainda não se pronunciou sobre o suposto ataque contra Moscovo. No passado dia 2 de maio, o Governo da Ucrânia negou envolvimento no alegado ataque contra o Kremlin.

“Ataque massivo” em Kiev faz pelo menos um morto

Pelo menos uma pessoa morreu e várias ficaram feridas esta madrugada num “ataque massivo” de drones russos à capital ucraniana, de acordo com as autoridades locais. Dados preliminares revelam que mais de 20 drones Shahed, de fabrico iraniano, foram intercetados e destruídos pelas forças de defesa aérea, informou a administração militar de Kiev.

Destroços dos drones caíram sobre um prédio de vários andares no bairro de Holosiivsky, no sul da capital ucraniana. “Uma pessoa morreu, uma idosa foi hospitalizada, duas vítimas foram assistidas no local”, disse o presidente da câmara de Kiev, Vitali Klitschko, na plataforma Telegram.

Ainda de acordo com a administração civil e militar de Kiev, 20 pessoas foram retiradas do prédio em causa. “Os dois andares de cima estão destruídos, pode haver pessoas sob os escombros”, acrescentou a entidade no Telegram. No início da noite, Klitschko tinha anunciado que uma mulher de 27 anos foi hospitalizada após a queda de detritos, também em Holosiivsky.

As autoridades dizem que o ataque noturno foi levado a cabo com recurso a drones, sendo que outros destroços que caíram incendiaram uma casa no bairro de Darnytskyi, também no sul da cidade, e três automóveis no bairro central de Pechersky. Os detritos caíram ainda sobre uma empresa no bairro de Svyatoshynskyi, em Kiev ocidental.

Sirenes de alerta aéreo soaram durante a noite na capital ucraniana e nas regiões de Cherkasy (centro), Kirovohrad, Mykolayiv e Kherson (sul). Na segunda-feira, mísseis russos foram lançados em plena luz do dia em Kiev, semeando o pânico nas ruas, após mais uma noite de bombardeamentos. Vários moradores refugiaram-se em abrigos subterrâneos, principalmente nas instalações do metro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rússia acusa Kiev de ataque com drones contra Moscovo, que classifica como ação “terrorista”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião