China admite retaliar chumbo da Huawei na rede 5G em Portugal

  • ECO
  • 1 Junho 2023

As autoridades chinesas ficaram "perplexas e surpreendidas" com a decisão tomada por Portugal, que afasta a tecnológica Huawei da rede de 5G nacional, e podem retaliar no investimento.

O afastamento da empresa chinesa Huawei do 5G poderá vir a ter consequências políticas e económicas para Portugal, com as autoridades de Pequim a admitirem retaliar caso o afastamento da empresa tecnológica originária daquele país se venha a confirmar.

De acordo com o Jornal de Negócios (acesso pago), as autoridades chinesas terão ficado perplexas e surpreendidas com a decisão adotada no final da semana passada pelo Conselho Superior de Segurança do Ciberespaço de afastar as empresas de fora da UE, dos EUA e da OCDE.

Considerando que a China é, há vários anos, o quarto maior investidor no país, tendo aplicado perto de 11,22 mil milhões de euros em Portugal em 2022, sustenta o jornal que é admissível que Pequim venha a utilizar alguns dos seus muitos investimentos em território nacional para confrontar o Governo com o que consideram ser a injustiça desta decisão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

China admite retaliar chumbo da Huawei na rede 5G em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião