“Papel do mediador junto do cliente não pode ser substituído por máquina alguma”
David Pereira, presidente APROSE, deixou “palavra de confiança no futuro do papel do mediador” e reforçou que “devemos encarar a tecnologia como aliada e como uma ferramenta complementar ao trabalho".
O presidente da Associação Nacional de Agentes e Corretores de Seguros (APROSE), David Pereira, deixou uma “palavra de confiança no futuro do papel do mediador” e reforçou que “devemos encarar a tecnologia como aliada e como uma ferramenta complementar ao trabalho”, na mais recente reunião APROSE ABERTA, que teve lugar no Fundão.

“Inteligência Artificial: uma ameaça ou uma oportunidade para os profissionais da mediação?” foi o título da conferência, que juntou mediadores da Guarda e de Castelo Branco. Organizados pela APROSE, os encontros têm como objetivo ouvir as preocupações e sugestões dos profissionais da mediação, sejam ou não associados.
Também no setor mediador, a Inteligência Artificial (IA) está a originar uma “troca de ideias e de opiniões, que nem sempre são consensuais, como, de resto, é habitual acontecer quando abordamos novas realidades e as suas múltiplas valências”, escreve a associação de mediadores em comunicado.
Mas a APROSE aponta: “se, por um lado há quem olhe com preocupação e como uma ameaça que, no futuro, pode colocar em causa o papel do mediador, por outro há também os profissionais que encaram a tecnologia como um parceiro, um complemento ao seu trabalho“.
A associação lembra que a IA “não retirará a fundamental importância que o mediador assume na defesa dos interesses dos clientes e no papel que tem no aconselhamento das melhores opções, considerando que isso só se consegue no contacto direto com o profissionais da mediação, não havendo tecnologia que substitua essas funções“.
Digitalização como aliada do setor mediador
Segundo o Presidente da APROSE, “várias das questões levantadas neste encontro
pelos mediadores dos distritos de Castelo Branco e da Guarda vieram comprovar que o tema escolhido para o nosso recente congresso não poderia ser mais oportuno”.
David Pereira deixou uma “palavra de confiança no futuro do papel do mediador” e reforçou que “devemos encarar a tecnologia como nossa aliada e como uma ferramenta complementar ao trabalho que desenvolvemos, em prol dos direitos e dos interesses dos nossos clientes”.
“Este papel de provedor do cliente de seguros, não pode ser substituído por máquina alguma”, garantiu.
A iniciativa APROSE ABERTA já passou por Leiria, Setúbal, Aveiro, Faro e Fundão, estando o próximo encontro marcado para dia 11 de julho, em Trás-os-Montes. No final deste périplo pelo país, a Associação vai reunir num único documento todos os contributos apresentados pelos profissionais do setor e vai incorporá-los no Plano de Ação da APROSE.
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