“Papel do mediador junto do cliente não pode ser substituído por máquina alguma”

  • ECO Seguros
  • 1 Junho 2023

David Pereira, presidente APROSE, deixou “palavra de confiança no futuro do papel do mediador” e reforçou que “devemos encarar a tecnologia como aliada e como uma ferramenta complementar ao trabalho".

O presidente da Associação Nacional de Agentes e Corretores de Seguros (APROSE), David Pereira, deixou uma “palavra de confiança no futuro do papel do mediador” e reforçou que “devemos encarar a tecnologia como aliada e como uma ferramenta complementar ao trabalho”, na mais recente reunião APROSE ABERTA, que teve lugar no Fundão.

Segundo o Presidente da APROSE, David Pereira, “várias das questões levantadas neste encontro pelos mediadores dos distritos de Castelo Branco e da Guarda vieram comprovar que o tema escolhido para o nosso recente congresso não poderia ser mais oportuno”.

Inteligência Artificial: uma ameaça ou uma oportunidade para os profissionais da mediação?” foi o título da conferência, que juntou mediadores da Guarda e de Castelo Branco. Organizados pela APROSE, os encontros têm como objetivo ouvir as preocupações e sugestões dos profissionais da mediação, sejam ou não associados.

Também no setor mediador, a Inteligência Artificial (IA) está a originar uma “troca de ideias e de opiniões, que nem sempre são consensuais, como, de resto, é habitual acontecer quando abordamos novas realidades e as suas múltiplas valências”, escreve a associação de mediadores em comunicado.

Mas a APROSE aponta: “se, por um lado há quem olhe com preocupação e como uma ameaça que, no futuro, pode colocar em causa o papel do mediador, por outro há também os profissionais que encaram a tecnologia como um parceiro, um complemento ao seu trabalho“.

A associação lembra que a IA “não retirará a fundamental importância que o mediador assume na defesa dos interesses dos clientes e no papel que tem no aconselhamento das melhores opções, considerando que isso só se consegue no contacto direto com o profissionais da mediação, não havendo tecnologia que substitua essas funções“.

Digitalização como aliada do setor mediador

Segundo o Presidente da APROSE, “várias das questões levantadas neste encontro
pelos mediadores dos distritos de Castelo Branco e da Guarda vieram comprovar que o tema escolhido para o nosso recente congresso não poderia ser mais oportuno”.

David Pereira deixou uma “palavra de confiança no futuro do papel do mediador” e reforçou que “devemos encarar a tecnologia como nossa aliada e como uma ferramenta complementar ao trabalho que desenvolvemos, em prol dos direitos e dos interesses dos nossos clientes”.

“Este papel de provedor do cliente de seguros, não pode ser substituído por máquina alguma”, garantiu.

A iniciativa APROSE ABERTA já passou por Leiria, Setúbal, Aveiro, Faro e Fundão, estando o próximo encontro marcado para dia 11 de julho, em Trás-os-Montes. No final deste périplo pelo país, a Associação vai reunir num único documento todos os contributos apresentados pelos profissionais do setor e vai incorporá-los no Plano de Ação da APROSE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Papel do mediador junto do cliente não pode ser substituído por máquina alguma”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião