5 coisas que vão marcar o dia

Audição de João Nuno Mendes na comissão de inquérito à TAP, comércio de bicicletas em 2022 e taxa de desemprego nos Estados Unidos são os destaques na agenda desta sexta-feira.

Audição de João Nuno Mendes na comissão de inquérito à TAP, comércio de bicicletas em 2022, taxa de desemprego nos Estados Unidos, dados da economia de Espanha, França e Reino Unido e ainda fim do prazo para agricultores pedirem apoios relativos ao aumento de custos são os destaques na agenda desta sexta-feira.

Audição de João Nuno Mendes na CPI da TAP

A semana de audições na comissão parlamentar de inquérito relativa à gestão da TAP termina com a presença de João Nuno Medes. A partir das 10 horas, o atual secretário de Estado das Finanças, desde dezembro de 2022, ex-secretário de Estado do Tesouro e coordenador do grupo de trabalho criado para a negociação do auxílio de emergência à TAP vai responder às perguntas dos deputados.

Comércio de bicicletas na Europa

Pelas 10 horas, serão divulgados os dados do comércio de bicicletas na Europa ao longo de 2022, por parte do gabinete de estatísticas Eurostat. Graças às várias fábricas no norte e centro do país, Portugal tem-se afirmado como um dos principais exportadores de velocípedes na Europa.

Fim de prazo para agricultores

Os agricultores têm até esta sexta-feira para confirmarem o interesse em apoio face à subida de custos de produção. Os apoios são atribuídos no âmbito do Pacto para a Estabilização e Redução dos Preços dos Bens Alimentares, medida excecional e temporária de compensação pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária.

Taxa de desemprego nos Estados Unidos

Antes da abertura das bolsas, será divulgada a taxa de desemprego nos Estados Unidos relativa ao mês de maio. Os dados serão cruciais para avaliar a resistência do mercado de trabalho por conta das medidas tomadas pela Reserva Federal (Fed) para conter o aumento da taxa de inflação desde o início da Guerra na Ucrânia.

Produção industrial em França

Durante a manhã, será divulgado o índice de produção industrial em França relativo a abril, com a comparação relativa ao mês anterior e a abril de 2022. O dado poderá perceber se a indústria está a conseguir superar a inflação alta nos bens e equipamentos numa altura em que os preços da energia começam a recuar face ao pico de 2022.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião