Foram cancelados 80 voos no último dia da greve na Easyjet

  • Lusa
  • 3 Junho 2023

O sindicato dos tripulantes de cabine diz que a adesão à greve na Easyjet está a rondar os 100%, salientando que os trabalhadores mantêm a convicção na justeza das reivindicações.

O sindicato dos tripulantes de cabine diz que a adesão à greve na Easyjet hoje de manhã está a rondar os 100%, salientando que os trabalhadores mantêm a convicção na justeza das reivindicações.

Em declarações à Lusa, Ricardo Penarroias, presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), afirmou que a adesão à greve “tem sido de 100%”, à semelhança dos outros dias, salientando que apenas estão a ser efetuados os voos que correspondem aos serviços mínimos.

Os tripulantes de cabine da easyJet cumprem hoje o quinto e último dia de uma greve que teve início em 26 de maio e se prolongou por este mês, num total de cinco dias, acusando a transportadora de “precarização e discriminação” face aos outros países. Ao longo desta paralisação, os níveis de adesão reportados pela empresa têm sido distintos e inferiores aos referidos pelos dirigentes sindicais nos dias de greve já cumpridos.

Ricardo Penarroias salientou que a empresa cancelou previamente 386 voos, aquando do pré-aviso de greve e dos serviços mínimos. O mesmo dirigente sindical referiu também que hoje há 80 voos cancelados: 12 em Faro, 40 em Lisboa e 26 no Porto, e precisou que os trabalhadores continuam “convictos” de que “as suas reivindicações são justas”, acentuando que cabe agora à empresa fazer propostas para evitar novas greves.

No dia 11 de maio, em comunicado, SNPVAC disse que a easyJet continua a considerar os tripulantes das bases portuguesas “trabalhadores menores”, perpetuando a sua “precarização e discriminação relativamente aos colegas de outros países”.

A greve dos tripulantes de cabine da easyJet teve início em 26 de maio, tendo-se repetido nos dias 28 e 30 de maio e 01 e 03 de junho. A paralisação abrange todos os voos realizados pela easyJet, bem como os “demais serviços a que os tripulantes de cabine estão adstritos”, cujas “horas de apresentação ocorram em território nacional com início às 00:01 e fim às 24:00 de cada um dos dias” mencionados, lê-se no pré-aviso de greve, divulgado pelo sindicato.

Quando a paralisação foi marcada, a easyJet disse ter ficado “extremamente desapontada” com a convocação da greve, considerando a proposta do sindicato de aumentos entre os 63% e os 103% “impraticável”, e anunciou que ia fazer alterações nos voos antes da greve, para mitigar o impacto nos clientes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Foram cancelados 80 voos no último dia da greve na Easyjet

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião