Ética no setor segurador vai ser o mote da Conferência Anual da APS

  • ECO Seguros
  • 6 Junho 2023

“Emoção e Razão em tempos de incerteza – O lugar da Ética no setor segurador”, é o tema que vai guiar a conferência anual da associação de seguradores que se realiza no Porto 3 de julho.

A edição de 2023 da Conferência Anual da Associação Portuguesa de Seguradores (APS) vai ter como mote “Emoção e Razão em tempos de incerteza – O lugar da Ética no setor segurador”. O encontro procurará “refletir sobre aqueles que são os dilemas éticos que hoje a sociedade, e também o setor dos seguros, enfrenta, num contexto político-social mais crispado onde os populismos ganham espaço; em que a inteligência artificial ganha quotidianamente importância destacada”, afirma a APS acrescentando que são tempos “em que a evolução da ciência e da genética vai sendo cada vez mais estudada e considerada pela comunidade científica, enquanto a Humanidade procura prolongar a esperança de vida para lá dos limites hoje conhecidos”.

A conferência terá lugar no Porto, na tarde do próximo dia 3 de julho, na sede da Fundação Cupertino de Miranda com os participantes a receberem as boas vindas de José Galamba de Oliveira, presidente da APS. Abertura será realizada por Francisco Assis, Presidente do Conselho Económico e Social que vai abordar “Ética, um imperativo político, económico e social”.

Haverá exposições por keynote speakers: “Os dilemas éticos da inteligência artificial”, serão analisados por Arlindo Oliveira, Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico e Presidente do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, uma segunda intervenção ficará a cargo de Ana Sofia Carvalho
Bioeticista, Faculdade Medicina do Porto – Instituto de Ciências Biomédicas.

“Vamos falar sobre ética?”, será pretexto para um painel de debate moderado por Júlio Machado Vaz, Médico Psiquiatra e Professor Universitário, que vai contar com a participação de António Maia Gonçalves, Diretor Médico da Unilabs e Especialista em Medicina Interna e Cuidados Intensivos e Médico na Casa de Saúde da Boavista, Helena Pereira de Melo, Professora de Direito da Saúde e da Bioética da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e Membro da Direção da Associação Portuguesa de Bioética e Ricardo Baptista Leite, CEO na I-DAIR – The International Digital Health and AI Research Collaborative.

Encerrará o evento Catarina Araújo, Vereadora com o Pelouro da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto e Pelouro dos Recursos Humanos e Serviços Jurídicos e Proteção Civil, da Câmara Municipal do Porto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ética no setor segurador vai ser o mote da Conferência Anual da APS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião