CEO da Sata diz que há dez entidades que “consultam de forma rotineira” informação da transportadora

  • ECO
  • 9 Junho 2023

Entre os interessados na companhia açoriana estão transportadoras europeias e fundos de private equity. Prazo para as propostas vinculativas foi estendido até 31 de julho.

A CEO da Sata, Teresa Gonçalves, diz estar “otimista” com o processo de privatização da transportadora açoriana, que já atraiu o interesse de 31 companhias europeias e de fundos de private equity. E destas há dez entidades que “consultam de forma rotineira a informação reservada” da empresa, acrescentou ainda à Reuters a gestora.

“Temos uma posição geográfica muito favorável e isso atrai interesse. Estou muito otimista com a privatização”, disse a CEO em declarações à Reuters. Sem revelar quais são as companhias e os fundos que já pediram a consulta do caderno de encargos, Teresa Gonçalves diz apenas que na corrida estão transportadoras europeias, o que “melhora as perspetivas” da venda.

A CEO disse ainda que os dois fatores determinantes para a escolha do investidor são o plano estratégico de negócios e o plano financeiro, e não o preço, tendo em conta que o comprador terá de injetar capital na empresa. Uma das exigências é o reforço da competitividade da companhia nos atuais mercados e apostar em novas rotas, desenvolvendo o hub açoriano.

Inicialmente, o prazo para as ofertas vinculativas terminava a 20 de junho mas, a pedido da Sata, o governo regional dos Açores decidiu estender a data limite para 31 de julho, devido à “grande procura do dossiê por parte de mais de 31 entidades”.

O governo regional dos Açores vai abrir a privados entre 51% e 85% do capital social da Sata Internacional, que opera 19 rotas desde o arquipélago português no meio do Atlântico até ao resto do país, Europa, Estados Unidos, Canadá e Cabo Verde.

A privatização – imposta pela Comissão Europeia como condição ao resgate estatal de 453 milhões de euros em junho de 2022 – foi lançada a 23 de março. Teresa Gonçalves assumiu o cargo de CEO da transportadora no início de abril, com a saída de Luís Gonçalves para a TAP, e depois de, durante três anos, ter ocupado funções como diretora financeira da empresa.

O número de passageiros da companhia aérea aumentou 67% para mais de 1 milhão em 2022 e a receita dobrou para um recorde de 211 milhões de euros, enquanto o prejuízo líquido encolheu 39% para 34,2 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CEO da Sata diz que há dez entidades que “consultam de forma rotineira” informação da transportadora

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião