Sondagens da extrema-direita fazem soar alarmes na Alemanha

  • ECO
  • 9 Junho 2023

Desde o ano passado que o apoio à Alternativa para a Alemanha (AfD), de extrema-direita, tem vindo a crescer passando de 10% em junho de 2022 para 18% no mesmo mês deste ano.

Numa altura em que se aproximam novas eleições regionais, a forte ascensão da extrema-direita está a assustar e a gerar preocupação à classe política da Alemanha.

Desde o ano passado que o apoio à Alternativa para a Alemanha (AfD), de extrema-direita, tem vindo a crescer, de 10% em junho de 2022 para 18% no mesmo mês deste ano, segundo as sondagens analisadas pelo Político.

Só nos últimos três meses, o AfD teve um aumento de quatro pontos percentuais, passando a ser a terceira maior força política, ligeiramente atrás dos social-democratas do chanceler Olaf Scholz, em segundo lugar, e do bloco de oposição de centro-direita CDU/CSU em primeiro lugar.

Mas há duas sondagens recentes, do Insa e do Infratest dimap, onde o AfD surge ao mesmo nível dos sociais-democratas de Scholz, com 19% e 18%, respetivamente.

Especialistas e políticos estão a fazer soar os alarmes em Berlim, tendo em conta, sobretudo, a história da extrema-direita na Alemanha e, de acordo com o Político, há conselheiros de Scholz que estão preocupados que o partido populista de direita anti-imigrante e que nega as mudanças climáticas possa ganhar mais força.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sondagens da extrema-direita fazem soar alarmes na Alemanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião