Preços do gás caem 14%

Contratos futuros de gás natural na Europa subiram mais de 60% na primeira quinzena de junho com as preocupações em torno da oferta.

O preço do gás natural na Europa está a descer 14% esta sexta-feira. A procura tépida da indústria e inventários em níveis confortáveis explicam esta descida.

Os futuros TTF de gás natural para entrega em julho estão a descer 14% para 35,14 euros por MWh esta sexta-feira, de acordo com o site Barchart.

Os contratos futuros de gás natural na Europa subiram mais de 60% na primeira quinzena de junho com as preocupações em torno da oferta. Os preços do gás natural atingiram um pico de quase dois meses de 49,95 euros por megawatt-hora na quinta-feira, antes de se estabelecerem em torno dos 40 euros, bem acima da mínima de dois anos de 23,1 euros a 1 de junho.

A Holanda deve fechar a maior instalação de gás da Europa perto de Groningen devido aos riscos de terremotos a partir de 1 de outubro. Simultaneamente, foram prolongadas várias interrupções nos campos de gás noruegueses e os trabalhos de reparação devem continuar em julho. Estes são alguns dos fatores a pesar do lado da oferta.

Já do lado da procura, a previsão é de aumento das temperaturas o que vai aumentar a procura de energia para para os sistemas de ar-condicionado. Ainda assim, o armazenamento de gás da Europa está em 72,6%, um nível recorde para esta época do ano, e a União Europeia pretende atingir uma meta de armazenamento de 90% até de novembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços do gás caem 14%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião