Exportações de carros elétricos da UE para o Reino Unido em risco devido ao Brexit

  • ECO
  • 18 Junho 2023

Os fabricantes de automóveis europeus estimam que as novas regras poderão traduzir-se num aumento de custos de cerca de três mil milhões de euros para a indústria, caso acordo não seja reajustado.

As exportações de carros elétricos da União Europeia (UE) para o Reino Unido estão em risco, caso o acordo comercial do Brexit não seja reajustado, alertam os representados do setor, ao The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês).

De acordo com o jornal britânico, três dos maiores fabricantes automóveis a nível mundial já pediram ao governo liderado por Rishi Sunak que abra as negociações sobre as novas regras, que visam impor taxas de 10% sobre as exportações para o bloco comunitário, caso 45% do valor do carro elétrico não for originário da UE ou do Reino Unido.

A Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), que representa 75% da indústria automóvel europeia, estima que estas novas regras poderão traduzir-se num aumento de custos de cerca de três mil milhões de euros para a indústria europeia, que seriam repassados ao consumidor, absorvidos pela indústria ou uma mistura de ambos.

No ano passado, as vendas de veículos elétricos de membros da ACEA para o Reino Unido atingiram os 4,3 mil milhões de euros, contudo, com a recuperação na cadeia de fornecimento e com o crescente afastamento dos motores a combustão, o mercado deverá crescer. “Esperamos que as vendas totais fiquem em torno entre 25 mil milhões a 30 mil milhões de euros até 2026“, afirmou o diretor de comércio internacional da ACEA, ao The Guardian.

Segundo a ACEA, a China domina o fornecimento de produtos químicos, que representam até 45% do custo de total de um veículo elétrico. Assim, se as novas regras avançarem, isto significará que os carros elétricos importados da UE, já considerados bastante caros por muitos consumidores, iriam custar ainda mais a partir do próximo ano. Em maio, a Stellantis, dona de 14 marcas automóveis, alertou que poderá ter que fechar as operações no Reino Unido, caso as novas regras entrassem em vigor.

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