Recrutadora Precise avança para semana de quatro dias de trabalho

Para já, os resultados são bastante positivos, assegura a empresa especializada em outsourcing de saúde e recrutamento em TI.

Há mais de um ano a testar o modelo de trabalho semanal com a tarde de sexta-feira livre, a Precise decidiu avançar para a semana de quatro dias de trabalho. A partir deste ano, cada colaborador tem uma semana de quatro dias quinzenalmente. Para já, os resultados são bastante positivos, assegura a empresa especializada em outsourcing de saúde e recrutamento em TI.

“A medida não só otimizou os processos internos, aumentou a produtividade, mas também promoveu uma comunicação mais eficiente entre as equipas. Surpreendentemente, a adoção da semana de quatro dias não resultou em qualquer diminuição na qualidade da capacidade de resposta aos clientes. Pelo contrário, observou-se uma maior motivação por parte dos colaboradores. As equipas organizaram-se de forma mais eficiente, adotaram mecanismos de trabalho mais produtivos e a comunicação interna melhorou significativamente”, comenta Nuno Neves, CEO da Precise, citado em comunicado.

A empresa portuguesa de recursos humanos introduziu a tarde de sexta-feira livre para os seus colaboradores em 2021. Os efeitos positivos dessa iniciativa foram “tão impactantes” que a empresa optou oficialmente por adotar a semana de quatro dias de trabalho no início de 2023, de forma intercalada, ou seja, cada colaborador tem uma semana de quatro dias a cada 15 dias.

O gestor destaca igualmente os benefícios obtidos no que toca à saúde mental e bem-estar dos colaboradores. “O dia extra de descanso proporciona um alívio do stress vivido ao longo da semana, contribuindo para o equilíbrio e a recuperação necessária para lidar com os desafios profissionais.”

As equipas organizaram-se de forma mais eficiente, adotaram mecanismos de trabalho mais produtivos e a comunicação interna melhorou significativamente.

Nuno Neves

CEO da Precise

E também na contratação e retenção de talentos, este modelo de organização do trabalho tem sido um “fator diferenciador”. A empresa garante que um dos maiores sucessos desta medida é a “taxa nula de absentismo e de turnover entre colaboradores internos”.

No início deste mês arrancou o piloto promovido pelo Governo para testar a semana de quatro dias, abrangendo um total de 39 empresas e 1.000 colaboradores. A Crioestaminal, a Onya Health, a Evolve e o Instituto do Porto são algumas das organizações que estão a participar neste teste a nível nacional.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Recrutadora Precise avança para semana de quatro dias de trabalho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião