Portuguesa Growappy lança chatbot exclusivamente dedicado à educação

O chatbot é capaz de responder a perguntas sobre modelos de ensino, rotina diária das crianças, dificuldades de aprendizagem ou atividades para crianças com necessidades educativas especiais.

A startup portuguesa Growappy lançou um chatbot especializado na área da educação, capaz de responder a perguntas sobre modelos de ensino, rotina diária das crianças, dificuldades de aprendizagem ou atividades para crianças com necessidades educativas especiais. Os três fundadores, engenheiros informáticos do Instituto Superior Técnico, estão a utilizar o modelo GPT-3.5-Turbo da OpenAI, responsável pelo ChatGPT.

“Estamos a inovar a Growappy e, para isso, reunimos uma equipa de psicólogos, pedagogos, diretores de escolas e especialistas em educação de ensino especial e inclusão”, conta Nuno Gomes, CEO da startup.

“A inteligência artificial é uma ferramenta poderosa para impulsionar a educação, proporcionando uma gestão mais eficiente e ágil. A introdução da IA na nossa plataforma permite automatizar tarefas morosas em segundos, reduzir erros e oferecer atividades personalizadas de acordo com as necessidades de cada criança. Todas as decisões e respostas fornecidas pela IA podem ser validadas e melhoras por um humano. Neste sentido, estamos a colaborar com especialistas da área da educação e saúde para otimizar esta nova ferramenta”, acrescenta, em comunicado.

O chatbot estará disponível para educadores, professores e pais através da Growappy. Além da da assistente virtual, a plataforma – que é utilizada por centenas de escolas em Portugal, Itália, Venezuela, Angola e Cabo Verde – irá lançar novas funcionalidades recorrendo à inteligência artificial (IA).

As novas funcionalidades irão ajudar os educadores a lidar com as emoções e comportamentos das crianças – como birras, medos, ansiedade, tristeza – através da disponibilização de orientações e sugestões práticas para apoiar o desenvolvimento emocional das crianças. Irão também sugerir atividades a implementar, nas turmas ou de forma personalizada, consoante os objetivos traçados para cada período escolar para melhorar a aprendizagem infantil.

É uma solução que vai descomplicar o dia a dia dos educadores e permitir-lhes ganhar tempo para estimular as competências motoras, psicológicas, emocionais e criativas dos seus alunos.

Nuno Gomes

CEO da Growappy

A solução tecnológica desenvolvida pela empresa portuguesa vai facilitar o preenchimento de relatórios pedagógicos e oferecer recomendações personalizadas com base no histórico de aprendizagem de cada criança.

“É uma solução que vai descomplicar o dia a dia dos educadores e permitir-lhes ganhar tempo para estimular as competências motoras, psicológicas, emocionais e criativas dos seus alunos”, explica Nuno Gomes.

As novas funcionalidades da Growappy foram apresentadas no congresso sobre inovação na educação “O nascer do futuro”, no sábado passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portuguesa Growappy lança chatbot exclusivamente dedicado à educação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião