“Quando alguma coisa corre mal, enforquem o banqueiro”

Miguel Maya é um dos nomeados dos IRGAwards 2023, na categoria de CEO Award. Em entrevista ao ECO, explica a liderança em tempos de crise e lamenta os ataques à banca, "um alvo fácil". Veja o video.

Miguel Maya é um dos quatro nomeados na categoria de CEO Award no âmbito dos IRGAwards 2023, uma iniciativa promovida pela Deloitte (o ECO é parceiro de media). Em entrevista ao ECO, o presidente do BCP explica as condições para a liderança nestes tempos de incerteza — “uma enorme preocupação com a inovação e capacidade de adaptação” –, mas admite que, como se dizia numa máxima antiga, “quando uma coisa corre mal, enforquem o banqueiro”. E a máxima continua válida, lamenta. Mais à frente, acrescenta, “quando há muitos temas preocupantes na sociedade portuguesa, e volto ao crescimento económico, é bom encontrar um alvo fácil que mobilize as pessoas e desvie as atenções“.

O gestor, presidente executivo do BCP desde 2018, lembra que o desenvolvimento social é indispensável, mas não é possível sem desenvolvimento económico. Quando a economia não cresce, há um paradigma que se cria… para um beneficiar, tem de se tirar aos outros, isto é um jogo de soma nula, é péssimo para todos”. Assim, diz Maya, “a classe política deveria claramente motivada em aumentar a receita, não é a aumentar os impostos, é aumentar a receita, é a capacidade da economia em gerar valor”.

O evento deste ano — agendado para o dia 28 de junho em Lisboa — é inspirado no tema ‘Building better futures, Together’, num contexto de desafios como as tensões militares, inflação, desaceleração económica, segurança, ameaças cibernéticas, crise climática e transição energética.

António Lagartixo, CEO e managing partner da Deloitte, salienta, em comunicado, que “o crescente aumento de tensões geopolíticas em diferentes regiões do globo e a agudização dos índices macroeconómicos e financeiros, colocam-nos perante uma conjuntura de grande incerteza e volatilidade”.

Os nomeados da 35ª edição dos IRGAwards são os seguintes (por ordem alfabética):

Nomeados ao CEO Award

  • António Rios de Amorim (Corticeira Amorim)
  • João Manso Neto (Greenvolt)
  • Miguel Maya (Banco Comercial Português)
  • Paulo Macedo (Caixa Geral de Depósitos)

Nomeados ao CFO Award

  • Ana Luísa Virgínia (Jerónimo Martins)
  • Cristina Rios de Amorim (Corticeira Amorim)
  • Miguel Bragança (Banco Comercial Português)
  • Rui Teixeira (EDP)

Nomeados ao Investor Relations Officer Award

  • Cláudia Falcão (Jerónimo Martins)
  • Bernardo Collaço (BCP)
  • Miguel Viana (EDP)
  • Otelo Ruivo (Galp)

Os vencedores da 35ª edição dos IRGAwards serão deliberados pelo Júri, liderado por Vítor Bento e que integra Álvaro Nascimento, António Esteves, Céline Abecassis-Moedas, Duarte Pitta Ferraz, João Moreira Rato, Luís Amado, Nuno Fernandes e Patrícia Teixeira Lopes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Quando alguma coisa corre mal, enforquem o banqueiro”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião