Daniel Gros acredita que a crise energética está “praticamente ultrapassada”
O economista Daniel Gros defendeu que a crise energética já não é um problema para a inflação, mas que ainda não é possível conhecer o motivo para o elevado crescimento dos preços.
O diretor do Centro de Estudos de Políticas Europeias, Daniel Gros, em entrevista ao o Jornal de Negócios (acesso pago), defendeu que a crise energética já não é um problema para a inflação. Para o economista ainda não é possível conhecer o motivo para o elevado crescimento dos preços.
“A crise energética está praticamente ultrapassada. A gasolina custa agora o mesmo que antes da guerra [na Ucrânia] e os preços do gás natural baixaram muito mesmo, em relação aos máximos registados no ano passado. Assim, não há razão para que a inflação se mantenha elevada“, disse Gros, defendendo que “esta não é uma inflação que tem como causa os preços da energia”.
Para o responsável, o facto de não saber o motivo do elevado crescimento dos preços é o principal problema do Banco Central Europeu. Por esta razão, o economista aponta que não é possível “anunciar a trajetória da sua política monetária”, uma vez que não sabem se estão a impulsionar a inflação.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Daniel Gros acredita que a crise energética está “praticamente ultrapassada”
{{ noCommentsLabel }}