Marcelo apoia auditoria a indústrias da Defesa. “É uma boa ideia”, afirma

  • Joana Abrantes Gomes
  • 10 Julho 2023

"Em homenagem à transparência", o Presidente da República mostra-se a favor da sugestão do líder parlamentar do PS, que propôs uma auditoria do Ministério da Defesa aos seus processos de contratação.

O Presidente da República defendeu esta segunda-feira a realização de uma auditoria às indústrias do setor da Defesa, na sequência da exoneração do secretário de Estado Marco Capitão Ferreira por suspeitas na contratação de um “assessor fantasma” quando liderava a holding idD – Portugal Defence.

“Há intenção do Ministério da Defesa de solicitar ou determinar a instauração de uma auditoria às indústrias de defesa – à sua gestão financeira, às suas contas, nomeadamente desde 2020 (…). Acho que é uma boa ideia, em homenagem à transparência“, argumentou Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas transmitidas pelas televisões.

A auditoria foi inicialmente sugerida pelo líder parlamentar do PS, em entrevista à Rádio Renascença na passada sexta-feira. “Devemos olhar com particular atenção para as aquisições na área da Defesa. Os episódios repetem-se com alguma frequência, parece haver algum padrão. O conjunto das Forças Armadas e do Ministério da Defesa têm de olhar. Se fosse ministro, faria uma auditoria geral aos processos de aquisição do Ministério da Defesa Nacional”, declarou Eurico Brilhantes Dias.

Esta segunda-feira, também o primeiro-ministro, António Costa, falou – a partir da Lituânia, onde vai participar na cimeira da NATO nos dias 11 e 12 de julho – na instauração de uma “auditoria” por parte do Ministério da Defesa “às contas e gestão das indústrias” do setor.

O Chefe de Estado recusou comentar a mais recente saída do Governo, que ocorreu no dia em que o Expresso noticiou que o agora ex-secretário de Estado da Defesa terá contratado um “assessor fantasma” quando liderou a holding da Defesa idD – Portugal Defence. A notícia refere a contratação de um ex-administrador do Alfeite, Miguel Fernandes, sendo que o gestor nunca foi visto a exercer funções nesse local nem terá tido uma contribuição visível no estudo para o qual foi contratado.

Marco Capitão Ferreira é também um dos 19 arguidos do caso “Tempestade Perfeita”, relativo à prática de crimes de corrupção e branqueamento, entre outros, nas adjudicações feitas pela Direção-Geral do Ministério da Defesa para as obras do Hospital Militar de Belém, cujo custo derrapou de 750 mil euros para 3,2 milhões.

Neste âmbito, Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que, para além da inflação, dos empréstimos para a habitação, dos juros, do emprego, da saúde e da educação, os portugueses são “muito sensíveis” à transparência e à corrupção.

“Por uma razão muito simples: porque não é possível separar a visão da inflação, a situação económica e social, da ideia que os portugueses têm sobre o uso dos dinheiros públicos, que são dinheiros deles“, afirmou.

As declarações de Marcelo contrariam a posição do primeiro-ministro, que afirmou no sábado que aquilo “que preocupa as pessoas são temas bastante diferentes”. Porém, o Presidente da República disse não acreditar que o chefe do Governo tenha desvalorizado a transparência e a corrupção.

Certamente isso foi um mal-entendido porque ninguém iria desvalorizar uma realidade dessas. Não comento as palavras do primeiro-ministro, mas, conhecendo o primeiro-ministro há oito anos, nunca diria que teria dito que a transparência e a corrupção não eram importantes para os portugueses. Certamente não o disse”, reiterou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas em Belém.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo apoia auditoria a indústrias da Defesa. “É uma boa ideia”, afirma

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião