Transferências para paraísos fiscais tocam máximos de quatro anos

  • ECO
  • 10 Julho 2023

Os dados indicam ainda que a Suíça, Hong Kong e os Emirados Árabes Unidos foram os principais destinos das transferências, tal como em 2021.

Em 2022, os clientes de bancos portugueses transferiram cerca de 7.400 milhões de euros para contas sediadas em paraísos fiscais, através de cerca de 118 mil transações bancárias. Trata-se do valor mais alto dos últimos quatro anos, mas ainda assim abaixo do registado em 2017 e 2018, anos em que os fluxos anuais chegaram aos 10.000 milhões e 9.000 milhões, respetivamente, avança o Público (acesso condicionado).

De acordo com os dados divulgados no Portal das Finanças, a maior fatia diz respeito a empresas que enviaram 6.600 milhões de euros, isto é, 89% do total, para jurisdições de baixa tributação ou de maior opacidade financeira. Ainda assim, em 2022 o número de clientes individuais que transferiram dinheiro para offshores foi superior número de entidades coletivas: ao todo houve cerca de 8.800 pessoas que concretizaram transações para territórios classificados como offshores, num valor que rondou 780 milhões de euros.

Os dados indicam ainda que a Suíça, Hong Kong e os Emirados Árabes Unidos foram os principais destinos das transferências, tal como em 2021. Segundo o mesmo jornal, a Suíça recebeu cerca de 3.100 milhões de euros, Hong Kong 1.187 milhões de euros e para os Emirados Árabes Unidos foram enviados cerca de 577,7 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Transferências para paraísos fiscais tocam máximos de quatro anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião