Segurança Social vai ser impedida de escolher tribunais para reclamar dívidas

  • ECO
  • 24 Julho 2023

Juízes do Constitucional consideram prerrogativa legal da Segurança Social uma “subordinação do poder judicial à autoridade administrativa" e "violenta ingerência" na independência dos tribunais.

A prerrogativa legal que permite ao Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social escolher os tribunais em que litiga contra os contribuintes que acusa de lhe deverem dinheiro representa “uma subordinação do poder judicial à autoridade administrativa e, como tal, uma violenta ingerência na independência externa dos tribunais, claramente incompatível com a Constituição”.

A conclusão resulta de um acórdão datado do final de maio e subscrito por 12 dos 13 conselheiros do Palácio Ratton, citado pelo Público, que lembra que um dos princípios que garante independência dos tribunais se relaciona com a aleatoriedade na distribuição dos processos. Ao estar legitimado por lei a escolher determinado tribunal para dirimir estas questões, fugindo às regras de competência geográfica, existe o risco de o Estado “produzir um efeito de asfixia no exercício independente da missão do poder judicial”.

O caso de um contribuinte que, apesar de morar em Lisboa, viu o seu processo judicial ir parar ao Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela, tem sido citado pelos juízes do Tribunal Constitucional em vários acórdãos como um exemplo dos abusos que a Segurança Social tem perpetrado a coberto de uma lei que data de 2001 e que sofreu alterações por via do Orçamento do Estado de 2020.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Segurança Social vai ser impedida de escolher tribunais para reclamar dívidas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião