Espanhola Concentra compra corretora de seguros Median

A família Almeida Santos cedeu 100% do capital da corretora especializada em negócio com multinacionais ao grupo espanhol que já detém a Melior e continua comprador de mediadoras em Portugal.

O grupo espanhol Concentra vai adquirir a totalidade do capital da corretora de seguros Median à família Almeida Santos continuando o seu crescimento na região Ibérica. Com esta operação aumenta a sua presença no mercado português, iniciado com a aquisição da corretora Melior em 2021, onde “espera continuar a fechar operações nos próximos meses”, segundo fonte da empresa.

João Almeida Santos mantém-se à frente da Median e vai ser membro da comissão executiva do Grupo Concentra, presidido por Javier López-Linares.

A Median é uma corretora fundada há 50 anos por Abílio Almeida Santos, um histórico do setor, e especializou-se em clientes multinacionais que são 90% do seu negócio. Trabalhando essencialmente com a Fidelidade, Tranquilidade e Zurich entre mais de 20 seguradoras, obteve no ano passado um volume de negócios de 1,3 milhões de euros com resultado líquido de 507 mil euros e EBITDA de 650 mil. No entanto, os valores do negócio não foram revelados e a sua concretização requer ainda a autorização formal da ASF, entidade supervisora do setor.

A especialização da Median no negócio internacional é suportada pela sua adesão a cinco das principais redes internacionais de corretores de seguros (TechAssure, WBN, WING, IBN e AESIS) e passa a ser a unidade de negócio especializada em operações internacionais no setor retail dentro do grupo espanhol operando de forma autónoma e especializada nesta área.

João Almeida Santos, filho do fundador da Median, vai continuar à frente da empresa em Portugal e passa a integrar a comissão executiva do Grupo Concentra, reportando diretamente ao CEO da entidade, José Luis Ocón. Comentou ser este “um novo e entusiasmante desafio para toda a equipa da Median”, acrescentando ser “com entusiasmo que começamos a integrar este magnífico projeto do Grupo Concentra com o objetivo de continuar a cumprir os objetivos traçados”.

Pelo seu lado, o presidente do Grupo Concentra, Javier López-Linares, afirma que “esta nova aquisição reafirma o nosso firme compromisso com o plano de crescimento e expansão que estabelecemos e reforçamos a nossa presença internacional, incorporando na nossa equipa profissionais altamente qualificados e com um forte sentido humano”, conclui.

O grupo Concentra foi adquirido no ano passado em 70% do capital pelo BlackFin Capital Partners, uma gestora de fundos com sede em Paris. Com negócios que devem atingir 30 milhões de euros de receitas em 2023, opera em Espanha com as corretoras retalhistas Gescobert, Segurfer e UBL Brokers e em Portugal com a Melior, a 10ª maior corretora nacional com cerca de 5,6 milhões de negócio, que manterá a sua autonomia e liderança de Fernando Gomes de Amorim. O grupo também está no negócio grossista com a Hispania e no segmento da extensão de garantias em que oferece cobertura para reparações de veículos usados através da Concentra Garantías.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanhola Concentra compra corretora de seguros Median

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião