Hoje nas notícias: JMJ, Armando Pereira e Misericórdias
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
Ajustes diretos disparam antes da Jornada Mundial da Juventude, que arranca daqui a quatro dias. Genro de Armando Pereira, considerado testa-de-ferro pelo Ministério Público, terá fugido com a ajuda de Hernâni Antunes. Misericórdias recorrem à banca e vendem património para se manterem à tona. Conheça estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional.
Ajustes diretos disparam antes da vinda do Papa
Foram celebrados 194 contratos por entidades públicas relacionados a Jornada Mundial da Juventude desde 2020, num montante superior a 38,33 milhões de euros. Destas adjudicações, a esmagadora maioria (78,50%) foram feitas já em 2023 e 46,9% foram celebrados no último mês, num valor próximo dos seis milhões. Nesse período, o peso dos ajustes diretos, ou seja, contratos sem concurso público, subiu 13 pontos, para 83,5% de todos os contratos celebrados, em comparação com a percentagem verificada entre 2020 e 26 de junho deste ano.
Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).
Genro de Armando Pereira terá fugido com a ajuda de Hernâni Antunes
Yossi Benchetrit, gestor de topo na Altice USA e genro de Armando Pereira, é encarado pelo Ministério Público como um testa-de-ferro do sogro e estava na companhia de Hernâni Vaz Antunes quando as buscas da Operação Picoas começaram a 13 de julho. No entanto, Benchetrit terá desaparecido entretanto, escapando assim a sua detenção e interrogatório. De origem francesa, Benchetrit é engenheiro e terá trabalhado na antiga Portugal Telecom (atual Altice Portugal) até 2013. Ao todo, entre 2018 e 2023, duas empresas detidas pelo pai de Benchetrit nos Emirados Árabes Unidos, terão conseguido acumular 56 milhões de euros de pagamentos oriundos de companhias offshore de Vaz Antunes.
Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).
Misericórdias vendem património e endividam-se para pagar salários e manter apoio
Várias são as Misericórdias que atualmente se debatem com problemas graves de sustentabilidade financeira. Algumas recorreram à banca, vendem património ou encerram valências para conseguirem pagar as despesas, nomeadamente salários, e manterem a ajuda que prestam diariamente a milhares de pessoas em todo o país. Este verão, houve funcionários que apenas receberam metade do subsídio de férias e há salas do pré-escolar que não voltarão a abrir em setembro.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago).
Banco de Fomento tira 200 milhões do apoio estratégico para o capital de risco
O Banco Português de Fomento tirou 200 milhões aos 400 milhões de euros do programa de investimento direto em empresas de interesse estratégico nacional, através do qual só apoiou seis empresas até hoje. Estes 200 milhões, que fazem parte do bolo de 1.300 milhões que o banco gere em nome do Estado através do Fundo de Capitalização e Resiliência, serão transferidos para o Programa de Venture Capital, através do qual o Estado investe indiretamente, colaborando com sociedades de capital de risco, em empresas novas e emergentes (como as startups tecnológicas).
Leia a notícia completa no Público (acesso pago).
Gestora de fundos UCAP entra na Global Media
A gestora de fundos suíça Union Capital Group (UCAP Group) é a nova acionista da Páginas Civilizadas, sociedade do grupo Bel que controla a Global Media, a empresa que detém o Jornal de Notícias, Diário de Notícias e TSF. O investimento foi realizado esta semana através do World Opportunity Fund. O World Opportunity Fund Lda. comprou ao grupo Bel 37% da Páginas Civilizadas, não tendo sido possível apurar qual o montante da operação. A Páginas Civilizadas passou este mês a ser a maior acionista da Global Media, com 50,2% do capital, num movimento que foi um primeiro passo para a concretização da operação com o UCAP.
Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: JMJ, Armando Pereira e Misericórdias
{{ noCommentsLabel }}