Hoje nas notícias: JMJ, Armando Pereira e Misericórdias

  • ECO
  • 28 Julho 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Ajustes diretos disparam antes da Jornada Mundial da Juventude, que arranca daqui a quatro dias. Genro de Armando Pereira, considerado testa-de-ferro pelo Ministério Público, terá fugido com a ajuda de Hernâni Antunes. Misericórdias recorrem à banca e vendem património para se manterem à tona. Conheça estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional.

Ajustes diretos disparam antes da vinda do Papa

Foram celebrados 194 contratos por entidades públicas relacionados a Jornada Mundial da Juventude desde 2020, num montante superior a 38,33 milhões de euros. Destas adjudicações, a esmagadora maioria (78,50%) foram feitas já em 2023 e 46,9% foram celebrados no último mês, num valor próximo dos seis milhões. Nesse período, o peso dos ajustes diretos, ou seja, contratos sem concurso público, subiu 13 pontos, para 83,5% de todos os contratos celebrados, em comparação com a percentagem verificada entre 2020 e 26 de junho deste ano.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).

Genro de Armando Pereira terá fugido com a ajuda de Hernâni Antunes

Yossi Benchetrit, gestor de topo na Altice USA e genro de Armando Pereira, é encarado pelo Ministério Público como um testa-de-ferro do sogro e estava na companhia de Hernâni Vaz Antunes quando as buscas da Operação Picoas começaram a 13 de julho. No entanto, Benchetrit terá desaparecido entretanto, escapando assim a sua detenção e interrogatório. De origem francesa, Benchetrit é engenheiro e terá trabalhado na antiga Portugal Telecom (atual Altice Portugal) até 2013. Ao todo, entre 2018 e 2023, duas empresas detidas pelo pai de Benchetrit nos Emirados Árabes Unidos, terão conseguido acumular 56 milhões de euros de pagamentos oriundos de companhias offshore de Vaz Antunes.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).

Misericórdias vendem património e endividam-se para pagar salários e manter apoio

Várias são as Misericórdias que atualmente se debatem com problemas graves de sustentabilidade financeira. Algumas recorreram à banca, vendem património ou encerram valências para conseguirem pagar as despesas, nomeadamente salários, e manterem a ajuda que prestam diariamente a milhares de pessoas em todo o país. Este verão, houve funcionários que apenas receberam metade do subsídio de férias e há salas do pré-escolar que não voltarão a abrir em setembro.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Banco de Fomento tira 200 milhões do apoio estratégico para o capital de risco

O Banco Por­tu­guês de Fomento tirou 200 milhões aos 400 milhões de euros do pro­grama de inves­ti­mento direto em empre­sas de inte­resse estra­té­gico naci­o­nal, atra­vés do qual só apo­iou seis empre­sas até hoje. Estes 200 milhões, que fazem parte do bolo de 1.300 milhões que o banco gere em nome do Estado atra­vés do Fundo de Capi­ta­li­za­ção e Resi­li­ên­cia, serão trans­fe­ri­dos para o Pro­grama de Ven­ture Capi­tal, atra­vés do qual o Estado investe indi­re­ta­mente, cola­bo­rando com socie­da­des de capi­tal de risco, em empre­sas novas e emer­gen­tes (como as star­tups tec­no­ló­gi­cas).

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Gestora de fundos UCAP entra na Global Media

A gestora de fundos suíça Union Capital Group (UCAP Group) é a nova acionista da Páginas Civilizadas, sociedade do grupo Bel que controla a Global Media, a empresa que detém o Jornal de Notícias, Diário de Notícias e TSF. O investimento foi realizado esta semana através do World Opportunity Fund. O World Opportunity Fund Lda. comprou ao grupo Bel 37% da Páginas Civilizadas, não tendo sido possível apurar qual o montante da operação. A Páginas Civilizadas passou este mês a ser a maior acionista da Global Media, com 50,2% do capital, num movimento que foi um primeiro passo para a concretização da operação com o UCAP.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: JMJ, Armando Pereira e Misericórdias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião