5 coisas que vão marcar o dia

Serão divulgados dados do PIB no segundo trimestre, ao emprego e à inflação em junho; e, no mundo empresarial, o dia será marcado pelas contas da Galp e pelo concurso de privatização da SATA.

A semana começa com a divulgação de uma bateria de dados macroeconómicos, com destaque para os números do PIB referentes ao segundo trimestre do ano, e ainda para os dados mensais do emprego e da inflação. No universo empresarial, o dia será marcado pela apresentação das contas da Galp, que deverão mostrar uma queda dos lucros e das receitas, e ainda para a abertura das propostas do concurso público Internacional para a privatização da Azores Airlines (SATA Internacional).

Economia perde energia no segundo trimestre

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgará às 9h30 vários dados sobre o comportamento da economia no segundo trimestre, nomeadamente números sobre a evolução do PIB entre abril e junho. Depois de um primeiro trimestre marcado por um crescimento homólogo de 2,5%, que colocou Portugal entre os países mais pujantes da Zona Euro, é esperado um resfriamento do PIB no segundo trimestre.

Mais um mês de abrandamento da inflação

Também às 9h30 o INE divulgará a estimativa rápida do Índice de Preços no Consumidor de julho. Espera-se que mostre o novo abrandamento consecutivo da taxa homóloga da inflação, depois de em outubro ter alcançado o valor mais elevado em três décadas. Recorde-se que em junho a taxa de inflação situou-se nos 3,32% e em julho do ano passado estava nos 9,06%.

Expectativas em redor dos números do emprego

Durante a manhã, o INE divulgará as estimativas mensais de emprego e desemprego referentes ao mês de junho. Desde janeiro que a taxa de desemprego tem vindo a abrandar, alcançado em maio 6,2%, o valor mensal mais baixo desde outubro do ano passado. No entanto, em termos trimestrais, a taxa de desemprego situou-se nos 7,2% no primeiro trimestre, o valor mais elevado dos últimos dois anos.

Galp com menos lucros e menos receitas

Pouco antes da abertura da bolsa, a Galp Energia apresentará as contas referentes à atividade durante o segundo trimestre do ano. Os analistas que acompanham a petrolífera nacional antecipam uma queda de 12% dos lucros e um corte de 42% das receitas face ao mesmo período do ano passado. As estimativas dos analistas apontam para lucros de 249 milhões de euros e receitas de 3,8 mil milhões de euros entre abril e junho.

SATA dá o primeiro passo para a decisão do seu futuro

Após quatro meses desde o lançamento do concurso público para a alienação de um mínimo de 51%, e de um máximo de 85% do capital social da Azores Airlines (SATA Internacional), serão conhecidas as várias propostas apresentadas. Em maio, por ocasião do anúncio da prorrogação do prazo limite de apresentação de propostas, o conselho de administração da companhia aérea anunciou que estava a haver “uma grande procura pelo caderno de encargos” e que já tinha sido solicitado por “mais de 31 entidades”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião