Agricultores têm mais 24 horas para se candidatar ao Pedido Único após falha técnica
O ministério da Agricultura decidiu voltar a alargar o prazo, após terem sido detetados, na sexta-feira, constrangimentos na plataforma de submissão.
O Governo decidiu alargar por 24 horas as candidaturas ao Pedido Único, no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), cujo prazo terminava esta segunda-feira, após terem sido registados constrangimentos na plataforma de submissão.
“A senhora ministra da Agricultura e Alimentação informa que o prazo de entrega de candidaturas ao PEPAC 23.27 foi prorrogado por 24 horas, até às 24:00 de amanhã [terça-feira], dia 01 de agosto”, lê-se numa nota enviada à Lusa. O ministério da Agricultura decidiu voltar a alargar o prazo, após terem sido detetados, na sexta-feira, constrangimentos na plataforma de submissão.
Com esta prorrogação, “todos os agricultores terão a oportunidade de submeter, de modo mais eficaz, as respetivas candidaturas, sem penalização do prazo”, sublinhou. Na mesma nota, o ministério tutelado por Maria do Céu Antunes reiterou querer continuar a contar com as confederações agrícolas para finalizar as candidaturas e, consequentemente, permitir o acesso aos apoios.
Até 18 de julho, foram submetidas 160.000 candidaturas ao Pagamento Único (PU) e o Governo já disse esperar valores próximos aos atingidos no ano passado (186.000).
No início do mês, a Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP), a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), a Confederação dos Agricultores de Portugal (CNA) e a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri) manifestaram, num comunicado conjunto, a sua “profunda preocupação com o atual processo de candidaturas”, lamentando a “muito baixa percentagem de execução”.
O PU é um pedido de pagamento direto das ajudas que fazem parte dos regimes sujeitos ao Sistema Integrado de Gestão e Controlo. Este pedido abrange os pagamentos diretos, os apoios associados, ecorregimes, desenvolvimento rural, pagamentos da rede natura, a manutenção da atividade agrícola em zonas desfavorecidas e as medidas florestais.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Agricultores têm mais 24 horas para se candidatar ao Pedido Único após falha técnica
{{ noCommentsLabel }}