Reino Unido anuncia centenas de novas licenças de exploração de petróleo e gás

  • Lusa
  • 31 Julho 2023

"É mais vital do que nunca fortalecermos a nossa segurança energética e capitalizarmos essa independência para levar energia mais acessível e limpa para residências e empresas", disse Sunak.

O governo britânico prometeu esta segunda-feira “centenas” de novas licenças de exploração de petróleo e gás no Mar do Norte, um abrandamento da abordagem do primeiro-ministro Rishi Sunak ao aquecimento global condenado pelas autoridades do país.

“Todos nós testemunhámos como [o presidente russo, Vladimir] Putin instrumentalizou a energia, interrompendo o fornecimento e paralisando o crescimento em países ao redor do mundo”, disse o primeiro-ministro conservador em comunicado divulgado. “É mais vital do que nunca fortalecermos a nossa segurança energética e capitalizarmos essa independência para levar energia mais acessível e limpa para residências e empresas do Reino Unido”, acrescentou Rishi Sunak.

O primeiro-ministro garantiu que, mesmo quando o Reino Unido atingir a sua meta de carbono neutro até 2050, um quarto das suas necessidades de energia virá de petróleo e gás. Em reação à promessa do governo britânico, a organização ambiental Greenpeace denunciou uma “cínica manobra política para semear a divisão”, da qual “o clima é um dano colateral”.

“À medida que incêndios e inundações devastam casas e vidas em todo o mundo, o governo de Rishi Sunak decidiu recuar nas principais políticas climáticas”, afirmou o responsável pela gestão climática da Greenpeace no Reino Unido, Philip Evans.

O anúncio do governo acontece numa altura de análise, dentro da maioria conservadora britânica, mas também na oposição trabalhista, de políticas verdes devido ao seu custo para os britânicos, já prejudicados pela inflação. Com este anúncio, Rishi Sunak, que se apresentou durante o fim de semana como defensor dos automobilistas vítimas das políticas verdes, também se opõe diretamente aos trabalhistas, que querem acabar com a concessão de novas licenças de exploração de petróleo e gás no Mar do Norte.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reino Unido anuncia centenas de novas licenças de exploração de petróleo e gás

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião