5 coisas que vão marcar o dia
No dia em que arranca a Jornada Mundial da Juventude, há dados da dívida pública, um novo bilhete na ferrovia e (mais) uma greve dos médicos.
O mês de agosto arranca com o início da Jornada Mundial da Juventude, que traz a Portugal o Papa Francisco entre 3 e 6 de agosto, como também algumas greves – como é o caso dos médicos. Esta terça-feira destaca-se também a divulgação dos dados da dívida pública, o início do prazo do pagamento da segunda prestação do IMI e o novo passe ferroviário nacional.
Início da JMJ
Lisboa acolhe, a partir desta terça-feira, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que contará com a presença do Papa Francisco entre os dias 3 e 6 de agosto. O evento, no qual estão inscritos mais de 313 mil peregrinos de todos os continentes, tem a sua abertura oficial com uma missa celebrada às 19 horas pelo cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, no Parque Eduardo VII.
Como evolui a dívida pública?
O Banco de Portugal divulga os dados da dívida pública em junho. No mês de maio, a dívida pública na ótica de Maastricht, a que conta para Bruxelas, manteve-se em 280 mil milhões de euros, tendo contribuído para este valor o aumento das responsabilidades em depósitos (em 1.800 milhões de euros), nomeadamente em certificados de aforro (2.200 milhões de euros) e dos empréstimos (100 milhões de euros).
Arranca passe de 49 euros nos regionais
Coincidindo com o início da Jornada Mundial da Juventude, o passe ferroviário nacional tem efeito a partir desta terça-feira, que poderá ser adquirido apenas nas bilheteiras físicas da CP. O bilhete de 49 euros permitirá utilizar qualquer comboio regional da transportadora ferroviária, independentemente da origem ou do destino e a qualquer hora do dia. Não estão contemplados os comboios interregionais e os suburbanos de Lisboa e do Porto.
Nova prestação do IMI
Os contribuintes com um valor de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) superior a 500 euros e que não tenham optado em maio pelo pagamento integral do imposto podem fazer o pagamento da segunda prestação entre esta terça-feira e o último dia de agosto. O prazo para pagamento da última prestação, também para aqueles cujo valor a pagar se situe acima dos 100 e abaixo dos 500 euros (neste caso a segunda prestação), termina a 30 de novembro.
Médicos entregam contraproposta ao Ministério da Saúde
Pelas 15 horas, tem lugar uma concentração nacional de médicos em frente ao Ministério da Saúde, que servirá igualmente para a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) entregar um documento com as suas contrapropostas em relação à proposta apresentada pelo Governo na semana passada. Simultaneamente, arranca a greve de dois dias dos médicos. Há nova ronda negocial no dia 9 de agosto.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}