Marcas de mãos dadas com a JMJ
Seja através de apoios, ativações, lançamento de produtos comemorativos ou campanhas, muitas foram as marcas e entidades que se aliaram à Jornada Mundial da Juventude. Veja alguns exemplos.
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) traz até Portugal cerca de 1,5 milhões de pessoas entre os dias 1 e 6 de agosto. Muitas foram as marcas e entidades que se quiseram aliar, de uma forma ou de outra, a este que será um dos maiores eventos de sempre realizados em Portugal. Apoios, ativações de marca, lançamento de produtos comemorativos ou campanhas são algumas das iniciativas.
Escolha o ECO como fonte preferida no Google
Sendo um dos parceiros fundadores, a Meo aliou-se ao evento enquanto parceiro tecnológico. “Enquanto marca de causas o Meo estabeleceu a intenção de intervir ativamente em áreas que considera fundamentais e que estejam alinhadas com o seu propósito de humanizar”, refere a Meo. A marca de telecomunicações será responsável pela disponibilização do acesso à rede de fibra ótica, o reforço da cobertura móvel, o acesso a rede wifi e o desenvolvimento de uma app mobile.
Por outro lado, naquela que é uma ação de sensibilização de verão, a marca associou-se à Garnier Ambre Solaire de forma a disponibilizar protetor solar gratuitamente para alertar para os “riscos associados a uma exposição solar excessiva”, explica em comunicado. Para isso, entre 1 e 6 de agosto, irão estar instalados dispensadores de protetor solar pelo Campo da Graça, situado no Parque Tejo, local onde se realiza a Vigília com os Jovens e a Santa Missa no Dia Mundial da Juventude, ambas celebradas pelo Papa Francisco.
Já o Pingo Doce, é o “Parceiro Fundador de Alimentação” do evento. “Pela energia do Bem que convoca, é com orgulho que apoiamos este evento, servindo a nossa Comida Fresca nos principais recintos”, diz a cadeia de supermercados, adiantando que a sua ajuda passa também por compor os kits de acolhimento aos peregrinos e os kits de alimentação para a vigília.
O Pingo Doce reforçou ainda as equipas de 80 lojas “de Setúbal a Santarém e ainda Fátima, durante o período da Jornada Mundial da Juventude, o maior evento que Portugal já recebeu”, alargou horários e reforçou stocks e comunicação em inglês.
Além de ter criado um “menu peregrino” – disponível através do código QR ou para qualquer cliente a 4,99 euros – o Pingo Doce vai ainda permitir o reenchimento gratuito das garrafas exclusivas ECO Água Filtrada.
Já o El Corte Inglés, outro dos parceiros fundadores, vai apoiar a iniciativa através da cedência de espaços, apoio a refeições ou voluntariado de colaboradores, “entre outras [ações] que, entretanto, se vierem a revelar necessárias”. O merchandising oficial da JMJ (bem como recordações de Lisboa e Portugal) estará disponível no Espaço Peregrino do El Corte Inglés de Lisboa e no site da marca.
“O El Corte Inglés entende que deve devolver à sociedade o que dela recebe e acredita que apoiar a JMJ Lisboa 2023 é a sua forma de contribuir para a cidade de Lisboa e para a sua promoção e divulgação internacional”, afirmou Enrique Hidalgo, diretor-geral do El Corte Inglés Portugal, na divulgação da parceria.
A Fidelidade, por seu lado, é a parceira de seguros da JMJ, assegurando a cobertura e a proteção de serviços de assistência até e durante aquele que é o maior encontro de jovens de todo o mundo com o Papa.
A Fidelidade disponibilizou assim seguros de responsabilidade civil, acidentes de trabalho, voluntariado, acidentes pessoais, saúde, bens patrimoniais e automóvel e serviços de assistência a todos os voluntários que prepararam o encontro e a todos os peregrinos que vêm participar.
Mas muitas outras marcas, mesmo não constando entre os parceiros enunciados no site da JMJ, aliaram-se ao evento, realizando iniciativas ou parcerias diversas.
A Vista Alegre, por exemplo, desenvolveu quatro peças exclusivas em porcelana, de forma a assinalar a realização do evento – uma bandeja, um porta lápis, um íman e uma cruz em porcelana com a simbologia da Jornada.
Por outro lado, os CTT lançaram uma edição de selos dedicada à JMJ Lisboa 2023, emitindo dois selos – com valores faciais de 0,61 e 1,15 euros e tiragem de 75 mil de cada – bem como um bloco filatélico, “onde se apresentam os principais fios condutores da JMJ”, podendo o mesmo ser adquirido por três euros.
“#ste acontecimento histórico que se concretiza este ano em Lisboa, teria obrigatoriamente de fazer parte do nosso plano filatélico nacional”, referem os CTT.

“Não desperdice: Partilhe!” é o mote da campanha conjunta da Jornada Mundial da Juventude e do Banco Alimentar Contra a Fome que se uniram contra o desperdício alimentar. A campanha “pretende chamar a atenção, de forma ativa, para uma questão que só poderá ser minorada com a vontade de todos”, pelo que é feito o apelo aos peregrinos para que coloquem todos os alimentos que não sejam consumidos (desde que embalados), em caixas especificamente concebidas para o efeito.
Os alimentos serão depois recolhidos pelo Banco Alimentar, verificados de forma a garantir a segurança alimentar, e encaminhados para pessoas com carências alimentares comprovadas, explica-se em comunicado.
Ainda no âmbito de campanhas, a Valorsul – empresa responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos nos 19 Municípios da zona de Lisboa e Região Oeste – lançou uma nova campanha institucional no âmbito da JMJ, visando “sensibilizar os peregrinos para a redução, reutilização e reciclagem dos resíduos, procurando minimizar o impacto ecológico da sua presença em Lisboa através da adoção de práticas sustentáveis”, explica-se em nota de imprensa.
Tendo os trabalhadores da Valorsul como protagonistas e com o mote “Uma Boa Ação Muda o Mundo”, a campanha conta com uma intervenção na fachada da Valorsul, com dinâmicas digitais, e com a presença de voluntários em Belém e no Parque Tejo, entre 1 e 6 de agosto, que vão ser responsáveis por sensibilizar e consciencializar os peregrinos, explica.
“A Valorsul é um dos parceiros da JMJ para a área da sustentabilidade, pelo que assumimos o compromisso de dinamizar iniciativas que deixem um legado duradouro em todos os que participam nesta jornada e que reflitam os nossos valores comuns, para juntos construirmos a Jornada mais sustentável de sempre”, afirma Susana Silva, diretora de comunicação e sensibilização da Valorsul, citada em comunicado.

De forma a assinalar este “momento histórico”, também o Banco de Portugal emitiu uma moeda corrente comemorativa de 2 euros. João Duarte foi o escultor convidado para desenhar a moeda comemorativa, para a qual foi definido o limite de emissão de um milhão de unidades.
A moeda comemorativa entrou em circulação no dia 19 de julho e a sua distribuição ao público é efetuada por intermédio das instituições de crédito, das tesourarias do Banco de Portugal e das lojas da Imprensa Nacional – Casa da Moeda.

No setor da restauração, são várias as cadeias que se aliaram ao evento disponibilizando menus para os peregrinos, como o Burger King, KFC, Portugália, Pizza Hut, Telepizza ou Padaria Portuguesa. Os peregrinos podem aceder a estes pacotes através do QR Code da sua credencial, o que lhes permite fazer as suas refeições nos estabelecimentos de restauração aderentes à rede de restauração do evento. A lista completa pode ser consultada aqui.
Muitas outras marcas aliaram-se também ao evento através da disponibilização de descontos. A TAP, por exemplo, dá um desconto de 10% para aqueles que escolheram o avião como meio de transporte para o evento, nomeadamente nas passagens áreas dos voos que aterrem ou descolem dos aeroportos de Lisboa e Porto até 10 dias antes ou 10 dias depois do início da JMJ Lisboa 2023.
Já a Associação da Hotelaria de Portugal promoveu descontos entre 10 e 15% no preço de alojamento em hotéis de todo o país entre 22 de julho e 16 agosto para que os peregrinos que venham à JMJ possam aproveitar para conhecer Portugal.

Até ao dia 31 de agosto, os detentores de credenciais da JMJ podem também usufruir de um desconto de 15% no bilhete para o Jardim Zoológico de Lisboa. Já o Oceanário optou por lançar bilhetes especiais, a 10 euros (desconto 60%), válido entre o período de 24 de julho e 11 de agosto (das 17h-20h) e nos dias 5 e 6 de agosto (das 10h-20h).
Também a Marinha Portuguesa se aliou ao evento, pretendendo dar a descobrir o passado marítimo dos portugueses, oferecendo aos peregrinos as entradas no Museu de Marinha, no Planetário de Marinha (Belém), na Fragata D. Fernando II e Glória (Cacilhas) e no Aquário Vasco da Gama (Algés), entre 25 de julho e 10 de agosto. Os Fuzileiros da Marinha também prepararam equipas de voluntários do Jornadas Mundiais da Juventude através de ações de formação em liderança.

Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Marcas de mãos dadas com a JMJ
{{ noCommentsLabel }}