Portugal oferece salário bruto de 2.800 euros e “casa de função” a médicos brasileiros

  • ECO
  • 4 Agosto 2023

Os dirigentes sindicais pedem oferta de casas de função também para os médicos de família portugueses que trabalhem em locais carenciados, adiantando que vão fazer essa mesma reivindicação.

O recrutamento de médicos estrangeiros para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está em curso, com a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) a querer cativar médicos brasileiros para trabalharem em centros de saúde nas regiões com maior carência de médicos de família. Para isso, oferece um salário bruto de 2.863 euros por mês (mais seis euros diários de subsídio de refeição), a que acresce a atribuição de uma “casa de função” por parte da autarquia do local para onde forem contratados, revela o Público (acesso condicionado).

O objetivo do Ministério da Saúde passa por recrutar médicos para os cuidados de saúde primários, oferecendo-lhes contratos com a duração de três anos em centros de saúde das regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve. A carga horária é de 40 horas semanais (“com possibilidade de concentrar a semana de trabalho em quatro dias”), com direito a 22 dias úteis de férias.

Os dirigentes sindicais pedem oferta de casas de função também para os médicos de família portugueses que trabalhem em locais carenciados, tendo já adiantado que na próxima reunião com os representantes do Ministério da Saúde vão ser reivindicadas casas de função para os jovens especialistas, o que, em Lisboa, representa “mais mil euros por mês”, refere Jorge Roque da Cunha, secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal oferece salário bruto de 2.800 euros e “casa de função” a médicos brasileiros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião