Gasolina sobe três cêntimos, mas gasóleo desce um na próxima semana

Na próxima semana, quando for abastecer, deverá pagar 1,696 euros por litro de gasóleo simples e 1,857 euros por litro de gasolina simples 95. Em sete semanas, litro de gasolina subiu 20,9 cêntimos.

Os combustíveis voltam a ter comportamentos diferentes. Se tem um carro a gasolina aproveite e vá já abastecer esta semana, porque na próxima o preço por litro deverá aumentar três cêntimos. Já o gasóleo deverá descer um cêntimo, avançou a SIC e confirmou o ECO junto de fonte do mercado.

A partir de segunda-feira, quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,696 euros por litro de gasóleo simples e 1,857 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). É preciso recuar até 17 de outubro do ano passado para encontrar um valor pago pelo litro de gasolina mais elevado (1,886).

Estes preços já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras e a revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento dos preços dos combustíveis. O Governo voltou a reduzir os apoios aos combustíveis, ao agravar em dois cêntimos a taxa de carbono no gasóleo e em 1,8 cêntimos na gasolina. Valores que vão vigorar em agosto.

Os preços podem ainda sofrer alterações para ter em conta o fecho das cotações do petróleo brent esta sexta-feira e o comportamento do mercado cambial. Mas também porque os preços finais resultam da média dos valores praticados por todas as gasolineiras. E é de recordar que os preços cobrados ao consumidor final podem variar consoante o posto de abastecimento.

Esta evolução dos preços dos combustíveis surge depois de, esta semana, se ter registado uma subida de 1,8 cêntimos no gasóleo e de 0,4 cêntimos na gasolina. Subidas superiores à expectativa do mercado que apontava para uma subida de um cêntimo no gasóleo e a manutenção dos preços da gasolina. O diesel interrompeu a subida de seis semanas consecutivas e a gasolina está a subir há sete semanas seguidas. Os consumidores viram os preços do gasóleo subir 21,2 cêntimos neste espaço de tempo e os da gasolina 20,9 cêntimos.

Os preços do brent descem 0,2% esta sexta-feira para 83,95 dólares por barril, e os mercados antecipam que esta semana seja interrompida a sequência de sete semanas consecutivas de ganhos, devido às preocupações com a desaceleração do crescimento na China e a possibilidade de mais aumentos das taxas de juro nos EUA. Preocupações que superaram os sinais de restrição da oferta que poderia alimentar a subida dos preços do ouro negro.

A sequência de sete semanas de ganhos foi a mais longa este ano para ambos os índices. Os futuros do Brent subiram cerca de 18% e do WTI 20% nas sete semanas que terminaram a 11 de agosto, mas esta sexta-feira caminham para uma queda semanal de superior a 3%.

Evolução do preço do Brent em Londres

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gasolina sobe três cêntimos, mas gasóleo desce um na próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião