Autoeuropa prepara-se para suspender produção em setembro
Na primeira quinzena de setembro, a Autoeuropa deve suspender a produção "por algumas semanas" devido à falta de peças de um fornecedor esloveno.
A Autoeuropa deve parar na primeira quinzena de setembro, por um período indefinido, segundo um comunicado enviado esta segunda-feira aos trabalhadores esta segunda-feira, a que a CNN Portugal teve acesso. A produção será suspensa, avança a nota, devido à falta de peças de um fornecedor esloveno afetado pelas cheias no início do mês.
“A Volkswagen Autoeuropa prevê a suspensão da produção, devido à falta de componentes. A paragem está prevista a partir da primeira quinzena de setembro e por algumas semanas. Na origem do problema está a falta de peças produzidas por um fornecedor na Eslovénia e que são essenciais à construção de motores. Este fornecedor foi severamente afetado pelas cheias que aconteceram no início de agosto”, escreveu a empresa no comunicado citado pela CNN Portugal.
Na mesma nota, a administração da unidade fabril, em Palmela, da fabricante alemã de automóveis garante que está “a acompanhar a situação” e a “trabalhar para encontrar alternativas junto de outros fornecedores para voltar a normalizar a produção nas fábricas afetadas com a maior brevidade possível”, sendo que a atividade da Autoeuropa está dependente do “fluxo da cadeia de abastecimento”.
Já em março deste ano a falta de peças forçou a maior fábrica de automóveis do país – com cinco mil trabalhadores – a interromper a produção durante dois dias. Nessa altura, ficou impedido o funcionamento da linha de montagem do SUV T-Roc, único modelo saído da unidade do grupo Volkswagen em Portugal.
Esta paralisação acontece três meses depois de o diretor-geral da Autoeuropa ter anunciado, em entrevista ao Público, que a partir de 2025 a fábrica em Palmela vai produzir um novo modelo híbrido da Volkswagen, que chegará ao mercado em 2026.
Em 2022, a Autoeuropa registou o segundo melhor ano de produção de sempre, com 231.100 unidades. Melhor mesmo só em 2019, quando saíram 254.600 unidades da fábrica em Palmela.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Autoeuropa prepara-se para suspender produção em setembro
{{ noCommentsLabel }}