Von der Leyen propõe neerlandês Hoekstra para comissário do clima
Wopke Hoekstra, que era vice-primeiro-ministro do Governo neerlandês, será o responsável pela pasta do clima em Bruxelas. Escolha ainda tem de ser aprovada pelo Parlamento e o Conselho.
A presidente da Comissão Europeia propôs ao Conselho e ao Parlamento Europeu o nome apresentado pelo Governo neerlandês, Wopke Hoekstra, para o cargo de comissário europeu dos Países Baixos, ocupando a vaga deixada por Frans Timmermans, que se demitiu na semana passada para concorrer às eleições legislativas daquele país.
Recebendo ‘luz verde’ das duas instâncias europeias, Hoekstra será responsável pela pasta da ação climática no Executivo comunitário, sob a orientação do vice-presidente executivo responsável pelo Pacto Ecológico Europeu, pelas Relações Interinstitucionais e pela Prospetiva, Maroš Šefčovič.
Em comunicado publicado esta terça-feira, Ursula von der Leyen refere que o candidato “demonstrou uma forte motivação para o cargo e um grande empenho para com a União Europeia“. “Possui igualmente uma experiência profissional relevante para este cargo”, acrescenta.
Wopke Hoekstra, de 47 anos, pertence ao partido de centro-direita Apelo Democrata Cristão (CDA, na sigla neerlandesa). Era ministro dos Negócios Estrangeiros e vice-primeiro ministro do quarto Executivo de Mark Rutte desde janeiro de 2022 e tutelou a pasta das Finanças no terceiro Governo de Rutte, entre 2017 e 2022. Antes de entrar na política, foi funcionário da Shell e sócio da consultora McKinsey.
“A sua experiência governamental será um forte trunfo, em particular para a diplomacia climática da Europa na preparação para a COP28 (28.ª conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) e para o financiamento climático, bem como para a implementação de instrumentos legislativos relacionados com o clima”, sustenta a líder da Comissão Europeia, no comunicado.
Depois de ter sido confirmado, há uma semana, como cabeça de lista do bloco social-democrata e verde para as eleições legislativas nos Países Baixos, antecipadas para novembro, Frans Timmermans apresentou a demissão do membro da Comissão Europeia, onde ocupava o cargo de vice-presidente executivo e era responsável pela pasta do Clima.
Para colmatar a saída do político socialista neerlandês, numa altura em que faltam cerca de 10 meses para as eleições europeias, o Executivo comunitário optou por entregar a pasta do Pacto Ecológico Europeu ao eslovaco Maroš Šefčovič.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Von der Leyen propõe neerlandês Hoekstra para comissário do clima
{{ noCommentsLabel }}