APEX lança fundo de investimento de 50 milhões com estrelas do desporto mundial

Os futebolistas João Mário ou Raphaël Varane e os pilotos Carlos Sainz e Miguel Oliveira participam no fundo para investir em fases 'pre-seed' e 'Series A' de empresas inovadoras no desporto.

A APEX, empresa portuguesa de investimento que trabalha com atletas de elite, anunciou esta terça-feira o lançamento de um novo fundo de 50 milhões de euros, o Elite Performance Fund, com o objetivo de investir em projetos de desporto, media e entretenimento. Entre os desportistas portugueses que participam no fundo estão o futebolista do Benfica João Mário, e os pilotos Miguel Oliveira (MotoGP) e António Félix da Costa (Formula E).

O fundo vai investir em fases pre-seed e Series A de financiamento de ventures inovadoras que estão ligadas à forma como o desporto é consumido e participado, ao desempenho dos atletas, à relação entre os fãs, atletas e clubes, e à forma como os clubes operam, sabe o ECO.

Poderão entrar novos investidores no fundo, mas a APEX não está ativamente à procura de novos participantes, segundo apurou o ECO. A duração do fundo é de 10 anos, com o objetivo de oferecer retornos acima da média.

“Este fundo de investimento está preparado para revolucionar o panorama do desporto, dos media e do entretenimento, canalizando a experiência e a visão de atletas de renome mundial, como as sensações da Fórmula 1 Lando Norris e Carlos Sainz e o futebolista Raphaël Varane“, informou a empresa, em comunicado.

A APEX já investiu noutros projetos desportivos de elite, tais como a TMRW SPORTS, dos golfistas Tiger Woods e Rory McIlroy. Outros investimentos incluem a empresa de tecnologia de IA para espaços inteligentes Playsight e o gestor de recursos de media desportivos ScorePlay.

Sedeada em Lisboa, a APEX tem uma equipa de 20 pessoas, incluindo oito na área do investimento e cinco no business development.

“Para além dos nossos parceiros atletas, ter apoio institucional já nesta fase é uma verdadeira confirmação da qualidade do trabalho que temos vindo a desenvolver desde a nossa fundação no início de 2021”, disse o António Caçorino, CEO da APEX, citado no comunicado. “É também uma validação da quantidade de capital institucional que está a chegar à indústria do desporto e que a APEX é o parceiro certo para muitos destes investidores.”

A APEX sublinhou que essa experiência, combinada com a de parceiros atletas, que conta com mais de 70 atletas de 15 desportos e mais de 30 ligas em todo o mundo “proporciona uma plataforma que é utilizada para ligar o capital estratégico às melhores oportunidades de investimento no setor”.

“Para as empresas no nosso portfólio, fornecemos não só capital, mas também um vasto conhecimento da indústria, bem como uma equipa dedicada ao desenvolvimento de negócios que as liga aos principais intervenientes no setor, proporcionando-lhes oportunidades de crescimento altamente estratégicas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

APEX lança fundo de investimento de 50 milhões com estrelas do desporto mundial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião