Portugal pede mil milhões nos mercados antes da reunião do BCE

Conselho de governadores decide taxas de juro na Zona Euro na quinta. Na véspera, Portugal realiza uma operação de financiamento até mil milhões de euros em obrigações a longo prazo.

Portugal regressa aos mercados na próxima semana. O IGCP agendou para quarta-feira dois leilões de obrigações do Tesouro a nove e 12 anos, operações com as quais procura obter um financiamento entre 750 milhões e mil milhões de euros. No dia seguinte há reunião do Banco Central Europeu (BCE) para decidir se volta ou não a subir as taxas de juro.

Por estes títulos, Portugal deverá pagar uma taxa de juro entre 3,35% (9 anos) e os 3,61% (12 anos), pelo menos tomando como referência as yields da dívida portuguesa no mercado secundário esta sexta-feira.

A última operação de financiamento ocorreu em julho, na qual a agência que gere a dívida pública financiou o Estado em 749 milhões de euros, pagando juros de 3,181% no prazo a seis anos e de 3,587% a 12 anos.

O regresso aos mercados acontece na véspera de mais uma importante reunião do conselho de governadores do BCE para determinar o rumo das taxas de juro na Zona Euro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal pede mil milhões nos mercados antes da reunião do BCE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião