Vendas no setor dos serviços em Portugal desaceleram para 4% em julho
A maior desaceleração foi registada nas empresas com atividades de consultadoria, científica, técnicas e similares, diminuindo 11,6 pontos percentuais face ao período anterior.
O volume de negócios nos serviços registou uma variação homóloga de 4% em julho, o que traduz uma desaceleração de 0,4 pontos percentuais em relação à taxa observada em junho de 2023, revelam os dados divulgados esta segunda-feira pelo INE. A variação mensal do índice total foi 1% em julho (-2,7% no período anterior).
De acordo com o destaque publicado pelo INE, a maior desaceleração foi registada nas empresas com atividades de consultadoria, científica, técnicas e similares, diminuindo 11,6 pontos percentuais face ao período anterior, para uma variação de 5% e um contributo de 0,4 pontos percentuais no resultado total.
Já as empresas dos setores do comércio por grosso ou de reparação de veículos automóveis e motociclos, foram as únicas a registar uma aceleração na taxa de variação homóloga, atingindo 2,5% (um aumento de 2,2 pontos percentuais em relação a junho) e que se traduziu no contributo mais influente (1,4 pontos percentuais) para o resultado agregado.
O comércio por grosso passou de uma taxa de variação homóloga de -5,6% em junho para -3,6% no mês seguinte. O índice do comércio, manutenção e reparação de veículos automóveis e motociclos também acelerou, apresentando um crescimento de 27,2% (25,7% em junho).
No setor do alojamento, restauração e similares, foi registada uma variação de 12% (15,2% em junho) e contribuiu com 1,1 pontos percentuais para a variação do índice agregado. O alojamento teve um aumento 10,7% (15,2% no mês precedente) e a restauração e similares cresceu 12,5% (15,2% no período anterior).
Os índices de emprego, remunerações e horas trabalhadas ajustado de efeitos de calendário, apresentaram variações homólogas de 4,1%, 8,5% e 2,9%, respetivamente (em comparação com 3,8%, 12,3% e 5,9% em junho), revela ainda o INE.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Vendas no setor dos serviços em Portugal desaceleram para 4% em julho
{{ noCommentsLabel }}